Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consulta pública do PDI recebeu quase 3 mil participações

Consulta pública do PDI recebeu quase 3 mil participações

Comentários na plataforma virtual foram encerrados no dia 4 de novembro. Alunos e servidores podem ajudar seu campus a ganhar prêmios
publicado: 25/10/2018 12h54, última modificação: 20/03/2024 09h05

Site do PDI - clique e acesse

Desenvolvida especialmente para possibilitar o envolvimento dos servidores e estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) na construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a dinâmica virtual “Game of Campi” já soma quase 3 mil participações. No ranking dos campi com maior número de interações, ainda não é possível saber qual vai vencer, pois serão feitas as moderações, excluindo comentários que não pontuam, conforme o regulamento. No entanto, já é possível visualizar quem está no páreo. Por isso, é importante que os professores mobilizem seus alunos nessa reta final. A plataforma receberá contribuições até 4 de novembro.

Na classificação parcial do “Game of Campi”, divulgada pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) da Reitoria, já são 2.823 comentários contabilizados até às 16h do dia 24/10, sendo 1.556 sobre os pontos fortes do IFMG; 716 relativos aos pontos fracos; e 551 a respeito da missão, visão e valores institucionais. Os campi Ouro Branco, Ribeirão das Neves, Ponte Nova, Conselheiro Lafaiete e Piumhi aparecem aparecem com o maior número de contribuições. Confira:

De acordo com a DDI, assim que foi finalizado o prazo, será feita a separação de comentários válidos/inválidos e a exclusão de comentários repetidos. Todas as contribuições serão avaliadas conforme os critérios estabelecidos no item 6 do regulamento disponível no site do PDI.

Na moderação, serão levados em conta os seguintes critérios: ideias que atentem contra a dignidade acadêmica ou violem a legislação brasileira são vetadas; para pontos fortes e pontos fracos, são vedadas informações que não remetam a tópicos relacionados a ensino, pesquisa, extensão e gestão; ideias vindas de perfis sem identificação de nome não pontuam; cópias de ideias já postadas são descartadas; sugestões e reclamações de cunho pessoal, que não possuem impactos na comunidade acadêmica como um todo ou em parte, não são consideradas; os comentários devem complementar a ideia postada, não sendo considerado aqueles que se caracterizarem meramente como avaliações positivas ou negativas.

Acesso

O “Game of Campi” foi desenvolvido na plataforma web Noosfero, que tem funcionalidades de mídias sociais. Ao acessá-lo, o usuário poderá postar ideias, fazer comentários e avaliar as contribuições. Os alunos devem utilizar as mesmas credenciais para acesso ao Portal Meu IFMG: número de registro acadêmico (RA) e senha. Os docentes e técnicos administrativos usam os dados de login para entrar no Portal Meu IFMG.

Os membros da comunidade acadêmica podem contribuir indicando características e iniciativas do IFMG que se destacam como um diferencial para formar cidadãos, contribuir com a comunidade, promover o desenvolvimento científico e tecnológico, e promover a transparência e eficiência no gasto público. Também tem a oportunidade de apontar os pontos fracos da instituição que atuam contra as ações de formação de cidadãos e não contribuem para o processo de desenvolvimento regional por meio de avanços científicos e tecnológicos. Além disso, as definições de missão, visão e valores são submetidos à avaliação da comunidade através de curtidas e comentários.

As informações levantadas no processo de consulta à comunidade serão consideradas na fase de elaboração do planejamento estratégico do PDI.

Premiação

Concluída a moderação, ao final da dinâmica, os cinco campi mais participativos e a ideia mais pontuada ganharão prêmios (valor em dinheiro para montar um espaço de convivência). A unidade com a ideia mais pontuada receberá R$ 17 mil. Já os cinco campi mais participativos receberão os seguintes valores: R$ 15 mil, para o primeiro lugar; R$ 10 mil (segundo lugar); R$ 8 mil (terceiro lugar); R$ 6 mil (quarto lugar); e R$ 4 mil (quinto lugar).

Será de responsabilidade do campus contemplado decidir pelos bens a serem adquiridos e conduzir o processo de compra. O recurso deverá ser investido para aquisição de bens destinados a centro de convivência de discentes e servidores no campus. A destinação de espaço físico para disponibilização dos bens adquiridos será de responsabilidade da unidade.