Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo de pesquisa divulga balanço de ações em 2020

Acontece nos Campi

Grupo de pesquisa divulga balanço de ações em 2020

Atividades realizadas durante a pandemia marcaram o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Soluções em Engenharia do Campus Formiga.
publicado: 29/01/2021 10h29, última modificação: 14/03/2024 10h16

O Grupo de Soluções em Engenharia (GSE), grupo de pesquisa do IFMG - Campus Formiga, cadastrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), acaba de divulgar um balanço de ações desenvolvidas no ano de 2020. Apesar dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o GSE manteve grande parte de seu trabalho e também se reinventou para poder atuar no “novo normal”. O grupo é formado por alunos, técnicos administrativos e docentes.

Confira alguns dos números contabilizados:

Projetos de pesquisa* 10
Alunos em orientação de pesquisa 21
Alunos em orientação de TCC 36
Publicações de artigos e participações em eventos (externos ao IFMG) 17

*Além dos projetos de pesquisa citados, pesquisadores também fizeram parte da equipe de Projeto de PD&I desenvolvido junto ao Polo de Inovação.

Integrantes do GSE estiveram, ao longo de 2020, em eventos como o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, a Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, o Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos e a XIX Jornada Andina de Literatura Latino-americana de Estudantes. Os alunos, além de participar, puderam apresentar os resultados de trabalhos e pesquisas. Destacam-se ainda artigos publicados na Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada e na Revista de Ciência e Tecnologia.

As alunas Ana Paula Castro e Júlia Duque, do curso de Eletrotécnica, participaram de um dos projetos de iniciação científica. “Pudemos aproveitar a oportunidade para aprender e desenvolver técnicas que já eram do nosso interesse, como confecção de PCBs e linguagem de programação. Além disso, participar do GSE foi, sem dúvida, uma experiência relevante para nossa formação, tendo em vista o desenvolvimento de artigos e apresentações, além do contato com os demais projetos e atividades do grupo”.

O aluno Thiago Costa Frade, da Engenharia Elétrica, também comentou sobre as atividades que desenvolveu. “Com o desenvolvimento do projeto de iniciação científica, conheci diversas disciplinas de forma aplicada e ainda adquiri habilidades importantes para atuar no mercado de trabalho, como responsabilidade, comportamento autodidata e engajamento. Além disso, este trabalho possibilitou a aplicação prática em problemas reais com os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e durante a pesquisa”, contou.

Para os estudantes Rafael e Weverton Arantes, ambos da Ciência da Computação, mesmo em meio à pandemia, o GSE proporcionou um ambiente de aprendizado de qualidade. “Através de reuniões frequentes, cada pesquisador apresentava o status de desenvolvimento de seu trabalho. Isso é muito bom para trocar informações em comum entre projetos, e, eventualmente, amadurecer a evolução do tema de cada um. Cita-se ainda que nosso projeto nos trouxe um novo desafio ao tentar buscar uma solução para uma área completamente distinta da nossa, a psicologia, valorizando a importância da interdisciplinaridade”, afirmaram.

No ano de 2020, o GSE pôde ainda participar da ação conjunta contra a Covid-19, que envolveu o Campus Formiga e o Polo de Inovação IFMG. Foram produzidos protetores faciais (face shields) para doação às Secretarias Municipais de Saúde de Formiga e de Nepomuceno. Ao todo, mais de 130 unidades foram doadas.

O coordenador do GSE, professor Gustavo Lobato, destacou a forma como esse projeto se deu. “Foi gratificante o resultado alcançado e, principalmente, a alegria dos representantes da área de saúde no momento da entrega dos protetores. Importante mencionar a proatividade de todos os envolvidos e, por isso, agradeço de coração aos integrantes do GSE”, declarou.