Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG abre inscrições do Processo Seletivo para Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

IFMG abre inscrições do Processo Seletivo para Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

Vestibular dos cursos técnicos (integrados e subsequentes ao Ensino Médio) será por avaliação de desempenho escolar. Na graduação, candidatos vão usar a nota do Enem. Estão abertas 1271 vagas em 26 cursos. Inscreva-se até 17 de março.
publicado: 18/02/2021 10h24, última modificação: 14/03/2024 10h23

Começou nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, o período de inscrições referente à 2ª oferta do Processo Seletivo 2021 para ingresso de novos alunos no IFMG. O vestibular agora é destinado a três campi: Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia. Estão abertas 1271 vagas em 26 cursos técnicos e de graduação. Devido à pandemia de Covid-19, essas três unidades não participaram da 1ª oferta (iniciada em novembro de 2020).

Todas as oportunidades são gratuitas, uma vez que o Instituto Federal de Minas Gerais é uma instituição de ensino pública, vinculada ao Ministério da Educação.

Clique aqui e acesse o site de inscrições!

A seleção para os cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio terá as mesmas regras implementadas no processo dos demais campi. Ao invés da tradicional aplicação de provas, será feita a análise do desempenho escolar dos inscritos. Já para os cursos de graduação, as regras não mudam: as notas do Enem serão usadas na classificação.

Inscrição para cursos técnicos

A oferta do ensino técnico no IFMG envolve duas modalidades: o curso chamado de Técnico Integrado ao Ensino Médio é para alunos que acabaram de concluir o Ensino Fundamental; já o curso Técnico Subsequente, também chamado de pós-médio, é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio e deseja ter uma formação profissional. No edital da 2ª oferta, estão disponíveis 875 vagas em 16 cursos técnicos.

Os estudantes interessados em ingressar nos cursos integrados deverão providenciar, junto às escolas, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos que desejam entrar em um curso técnico subsequente deverão apresentar, no ato de inscrição, documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A classificação será processada a partir da média simples das notas obtidas nas duas disciplinas. Para os cursos avaliados por meio de conceitos, foi criada uma tabela de equivalência, que pode ser consultada no anexo 01 do edital 07/2021.

É importante que os candidatos se informem corretamente nos editais e solicitem os documentos nas escolas de origem. Para se inscrever, o candidato deverá apresentar um dos seguintes documentos para comprovar o desempenho escolar:

• Histórico Escolar;
  • ou Declaração da escola, desde que conste as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, no caso de cursos Técnicos Integrados; ou as notas obtidas nas mesmas disciplinas, mas no 1º e 2º anos do Ensino Médio, no caso dos cursos Técnicos Subsequentes. Clique e veja o modelo de declaração.
  • ou Comprovantes oficiais de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos (Encceja), boletim/extrato de resultado ou outros documentos oficiais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental, para os cursos Técnicos Integrados, e Ensino Médio, para os cursos Técnicos Subsequentes.

É necessário providenciar somente uma dessas opções de documento. As regras da Avaliação de Desempenho Escolar foram apresentadas numa live no YouTube, no dia 19 de novembro, quando diversas dúvidas foram esclarecidas. O vídeo é referente à 1ª oferta, mas não houve alteração das regras para a 2ª oferta. Assista no canal IFMG Play.

Clique aqui e veja o passo a passo da inscrição para cursos técnicos

Processo Seletivo da graduação

No caso do vestibular dos cursos de graduação, as regras estão descritas no edital nº 06/2021. A seleção é realizada com o aproveitamento das notas de uma das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018, 2019 ou 2020). Do total de 396 vagas, metade será ofertada no Processo Seletivo, já as demais serão disponibilizadas via SISU. O prazo de inscrições termina no dia 17 de março.

Ações afirmativas

Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham estudado em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência e a uma vaga específica (V3985) destinada a candidatos que não se enquadrarem nos demais grupos de cotas.

As regras do Processo Seletivo 2021/1 - 2ª oferta estão elencadas em três editais, publicados nesta página. A leitura pelos candidatos é obrigatória. Nesse endereço, é possível se informar também sobre o número de vagas em cada curso, como funciona o sistema de cotas e todo o cronograma do vestibular. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 25, mas os pedidos de isenção podem ser feitos até 25 de fevereiro. Candidatos surdos que precisarem esclarecer dúvidas devem enviar mensagem para o e-mail vestibular@ifmg.edu.br.

Inscrições para cursos técnicos

Inscrições para cursos de graduação

Site do Processo Seletivo 2021/1 - 2ª oferta

Cursos e vagas - técnico integrado ao Ensino Médio