Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG adota sistema de matrículas on-line

IFMG adota sistema de matrículas on-line

Os campi Bambuí, Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves serão pioneiros na utilização da ferramenta, disponível para os candidatos aprovados no processo seletivo 2021/2
publicado: 05/08/2021 14h49, última modificação: 09/03/2024 10h03

Os estudantes aprovados no processo seletivo para o 2º semestre de 2021, cujo resultado foi divulgado nesta quinta, dia 5, poderão realizar suas matrículas de maneira totalmente remota, por meio de novo sistema on-line do IFMG: https://matricula.ifmg.edu.br/. Desenvolvido por uma equipe interna, a ferramenta permitirá agilidade no cadastro das informações por parte dos usuários, incluindo anexação de documentos.

A partir da divulgação do resultado final do processo seletivo, os estudantes aprovados recebem, via e-mail, o link para realização da matrícula. Internamente, os servidores de cada campus conferem os dados inseridos e alteram o status do aluno, informando sobre eventuais pendências e o tempo para regularização.

VEJA O TUTORIAL DE ACESSO

Praticidade

"O objetivo era que o sistema fosse, ao mesmo tempo, de fácil acesso pelo usuário final e capaz de gerenciar os dados necessários para a análise das solicitações de matrícula"

Durante a pandemia, a instituição vinha realizando as matrículas de maneira remota, porém, com o uso de e-mails ou de formulários on-line. “Agora, com o sistema específico, os estudantes já poderão anexar, inclusive, a documentação, que antes costumava gerar pendências”, explica o diretor de Planejamento Educacional, Mário Alvarenga. A ideia é que a ferramenta se torne o sistema oficial, mesmo após o retorno das atividades presenciais. “Estamos usando pela primeira vez neste processo seletivo do meio do ano, que é menor, e a equipe continuará trabalhando para eventuais ajustes, a fim de que no próximo processo esteja funcionando adequadamente”, adianta.

Adequação à realidade

O sistema de matrículas on-line foi desenvolvido pelo prof. Eduardo Cardoso Melo, do Campus Bambuí, com base em uma ferramenta que ele mesmo havia criado para a Assistência Estudantil do IFMG. “O objetivo era que o sistema fosse, ao mesmo tempo, de fácil acesso pelo usuário final e capaz de gerenciar os dados necessários para a análise das solicitações de matrícula”, conta o docente. Servidores dos setores de Registro Acadêmico dos cinco campi que utilizam de imediato o sistema também auxiliaram na customização, que envolveu, ainda, setores da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Diretoria de Tecnologia da Informação.

Além de proporcionar facilidade para o estudante, que não precisa mais se deslocar para realizar a matrícula, o procedimento pretende auxiliar na rotina dos campi, que podem concentrar o recebimento das matrículas em determinados dias e, depois, focar esforços na conferência. “Em um contexto de transformação digital, é de extrema importância que o IFMG adote, cada vez mais, ferramentas de Tecnologia da Informação para simplificar seus processos, tanto do ponto de vista dos usuários finais quanto dos próprios servidores”, avalia Eduardo Melo. O sistema também está sendo formatado de maneira que consiga gerar carga para outros sistemas internos, como o Conecta e o Suap.

Saiba mais sobre as matrículas do processo seletivo 2021/2

Veja o tutorial do novo sistema de matrículas