Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG adota solução tecnológica para monitoramento do PDI 2019-2023

IFMG adota solução tecnológica para monitoramento do PDI 2019-2023

Acompanhamento pelo Suap prevê permissões que automatizam o monitoramento dos respectivos objetivos estratégicos, indicadores, metas e projetos estratégicos de cada área.
publicado: 19/07/2021 16h36, última modificação: 13/03/2024 13h04

O PDI 2019-2023, documento norteador do planejamento estratégico do IFMG, agora está sendo monitorado pelo Suap (Sistema Unificado de Administração Pública). A novidade favorece o acompanhamento de todas as áreas de gestão e de toda a comunidade sobre o quanto a Instituição tem executado de suas estratégias e ações planejadas.

A implantação do módulo de Desenvolvimento Institucional no Suap foi realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A atividade envolveu a capacitação das equipes técnicas do Instituto e a participação dos membros da CPDI – representantes de todas as áreas estratégicas no PDI.

No ano em que o IFMG alcançou metade da vigência do PDI, o reitor, prof. Kléber Glória, ressaltou a relevância da iniciativa, uma vez que “o projeto encontra-se alinhado à necessidade de monitoramento dos planos estratégicos dos órgãos na Administração Pública Federal Direta, autárquica e fundacional”, destaca.

O diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Wilson Costa, esclarece que o Instituto avança na maturidade da gestão estratégica com o monitoramento do PDI pelo Suap, somado ao processo de prestação de contas por meio do Relatório Anual de Gestão. No Suap, pelo monitoramento objetivo das metas, e, no relatório de gestão, pelo processo de prestação de contas no modelo de relato integrado previsto pelo TCU. “O IFMG reforça, assim, seu compromisso com a transparência ao disponibilizar para toda a sociedade os resultados alcançados pela Instituição, proporcionando visão estratégica e de orientação para o futuro”, analisa.

Acompanhamento

De acordo com a representante da equipe técnica do PDI, Camila Barbosa, o acompanhamento pelo Suap prevê permissões que automatizam o monitoramento dos respectivos objetivos estratégicos, indicadores, metas e projetos estratégicos de cada área. “A ação permite, ainda, que a Instituição realize revisões e ajustes no planejamento estratégico, a fim de melhorar o alcance dos resultados”, explica.

Farol de Desempenho

O monitoramento do PDI pelo Suap  é possível por meio da funcionalidade chamada Farol de Desempenho, ferramenta de acompanhamento dos objetivos definidos. A finalidade do farol é dar transparência aos resultados alcançados pelo IFMG de forma rápida e simples, complementando o processo de prestação de contas da Instituição.

No PDI vigente, os membros da CPDI são responsáveis pela alimentação do Farol de Desempenho. No entanto, é preciso ressaltar que todas as unidades do IFMG – Reitoria, campi e Polo de Inovação – são partes integrantes do monitoramento estratégico institucional, uma vez que a qualidade dos dados fornecidos contribui para a qualidade das informações consolidadas pelas áreas sobre a execução das estratégias e cumprimento da missão e da visão institucional.

O Farol de Desempenho é uma representação do mapa estratégico do IFMG, contendo os 62 objetivos estratégicos do PDI, os quais foram agrupados em quatro grandes grupos, chamados de Perspectivas. As Perspectivas do mapa estratégico foram definidas conforme metodologia Balanced Scorecard (BSC): Estudantes e Sociedade (ES), Processos Internos (PI), Orçamento e Infraestrutura (OI) e Pessoas e Conhecimento (PC).

Sobre o PDI 2019-2023

A comunidade do IFMG contribuiu ativamente com a  elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. À época, docentes, técnicos administrativos e discentes participaram de diversas atividades que culminaram na consolidação do documento pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional e na aprovação pelo Conselho Superior, por meio da Resolução nº 26, em 23 de agosto de 2019.

O documento é requerido para os processos de avaliação pelo Ministério da Educação e constitui o principal resultado do processo de planejamento estratégico institucional.

Como parte da estrutura de governança responsável pelo acompanhamento das estratégias institucionais, foi instituída a Comissão Permanente de Acompanhamento e Monitoramento do PDI - CPDI, por meio da Portaria IFMG nº 364, de 17 de março de 2020, alterada pela Portaria nº 237, de 30 de março de 2021. A CPDI é a comissão responsável pela coordenação do processo de acompanhamento, monitoramento, revisão e atualização do PDI.

Como acessar?

Para acessar o mapa estratégico e a funcionalidade do Farol de Desempenho pelo Suap, basta clicar no link https://suap.ifmg.edu.br e, no menu lateral esquerdo, acessar a aba “Farol de Desempenho” (imagem abaixo), sem a necessidade de incluir usuário e senha. Para usuários do sistema, o acesso é pelo menu lateral esquerdo, "Desenvolvimento Institucional" ou pela página inicial "PDI: Farol de Desempenho".

farol.jpg

farol1.jpg