Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG completa 10 anos com atuação em cinco regiões do estado

IFMG completa 10 anos com atuação em cinco regiões do estado

publicado: 21/12/2018 13h28, última modificação: 20/03/2024 08h37
Criado pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, Instituto Federal passou de cinco unidades para 18, ampliando vagas e cursos em Minas Gerais

Neste 29 de dezembro de 2018, o Instituto Federal de Educação, Ciência de Minas Gerais (IFMG) comemora seus 10 anos de criação e se orgulha da história construída até aqui. Constituído por meio da Lei 11.892, sancionada em 2008, o IFMG foi criado a partir da integração dos antigos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) das cidades de Bambuí e Ouro Preto com a então Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista e as Unidades de Educação Descentralizada, Uneds, de Congonhas e Formiga.

Por meio da junção dessas instituições e a criação da Reitoria, em Belo Horizonte, o Ministério da Educação implantou em Minas Gerais uma instituição destinada a ofertar ensino médio técnico, graduação e cursos profissionalizantes, com a missão de formar mão de obra capacitada para o mundo do trabalho.

Desde então, o IFMG se expandiu, chegando a 18 campi em cinco regiões do Estado: Metropolitana, região Central, Centro-oeste, Leste de Minas e Zona da Mata. Em 2009, a ampliação começou com a unidade de Governador Valadares e a Reitoria, no bairro Buritis, em Belo Horizonte. No ano seguinte, foram implantados os campi de Betim, Sabará e Ribeirão das Neves. Em Ouro Branco, o IFMG chegou em 2011. Já em 2014, consolidou parcerias para instalar campus em Piumhi, Santa Luzia, Itabirito e Ponte Nova. Em 2015, foi implantado o Polo de Inovação em Formiga. Mesmo ano em que foram iniciadas as atividades em Conselheiro Lafaiete. Em 2016, o ensino técnico e profissionalizante chegou a Ipatinga e Arcos. E, neste ano, o IFMG comemorou seus 10 anos com a inauguração do campus em Ibirité, totalizando 18 unidades de ensino e o polo de inovação, instalado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, Embrapii.

Assista à grande reportagem comemorativa aos 10 anos do IFMG

Com atuação regional e estrutura multicampi, a instituição possui atualmente:

• cerca de 16.800 alunos matriculados;

• 192 cursos, nos níveis técnico integrado, técnico subsequente, técnico concomitante, graduação e pós-graduação;

• aproximadamente 1.900 servidores e 450 colaboradores;

• cerca de 5.200 vagas ofertadas anualmente nos processos seletivos.

O IFMG tem como finalidade formar e qualificar profissionais nos níveis técnico, tecnológico, licenciatura, bacharelado e pós-graduação em diferentes áreas, em estreita articulação com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho. A instituição desenvolve projetos de pesquisa e extensão, conectada com os arranjos produtivos locais e as necessidades das comunidades atendidas.

Em seus dez anos de existência, o Instituto Federal pôde dar apoio a seus alunos com a oferta de assistência estudantil, possibilitando que estudantes carentes recebessem auxílios socioeconômicos que os ajudaram no caminho para a se graduarem como profissionais. Também criou inúmeras oportunidades por meio de ações de mérito acadêmico, com bolsas de iniciação científica, extensão, tutoria, monitoria e intercâmbio acadêmico. Além disso, ofertou dezenas de cursos de Formação Inicial e Continuada, pelo Pronatec, MedioTec e outros programas, criando oportunidades de formação rápida e capacitação para a busca de inserção no mercado de trabalho.

Hoje, essa robusta instituição, presente nas periferias de grandes cidades e no interior do Estado, tem papel fundamental para transformar vidas. O IFMG se consolida, em seus 10 anos, como referência na educação profissional e tecnológica no Brasil, tendo sido a casa de formação de cerca de 15 mil profissionais que receberam não somente capacitação técnica, mas também formação cidadã necessária para constituir uma sociedade mais justa para todos.

Retrospectiva 2018: Lei 11.892, que instituiu os Institutos Federais, completa 10 anos

registrado em: , ,