Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG divulga resultado do Processo Seletivo 2021 para graduação
conteúdo

Notícias

IFMG divulga resultado do Processo Seletivo 2021 para graduação

Foram publicadas duas classificações: a lista final de aprovados para 14 campi (1ª oferta) e a lista preliminar de outros três campi (2ª oferta). Veja informações sobre a matrícula e como recorrer do resultado preliminar.
publicado: 15/04/2021 14h01, última modificação: 09/03/2024 09h30

Já está disponível a lista dos aprovados no Processo Seletivo 2021/1 - 1ª oferta para o ingresso de novos alunos nos cursos de graduação de 14 campi do IFMG (Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves e São João Evangelista). O resultado final, após análise dos recursos, foi publicado nesta quinta-feira, 15 de abril, na página da Fundep, instituição que é responsável pela realização do vestibular.

Também foi divulgada a lista preliminar dos candidatos classificados nos cursos de graduação da 2ª oferta (campi Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia). Quem não concordar com o resultado preliminar poderá interpor recurso, no período entre 19 e 21 de abril. O recurso deve ser enviado por meio da página da Fundep, na Área do Candidato, no mesmo sistema em que o candidato se inscreveu. Após a análise dos recursos, o resultado final será publicado no dia 27 de abril.

ACESSE O RESULTADO FINAL - 1ª OFERTA

ACESSE O RESULTADO PRELIMINAR - 2ª OFERTA

Na seleção dos cursos superiores, o IFMG utilizou como critério de classificação a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O concorrente, ao se inscrever, foi  avaliado a partir do resultado de uma das últimas três edições da prova (2018, 2019 ou 2020). Na 1ª oferta do Processo Seletivo 2021/1, regido pelos editais 62 e 63, foram oferecidas 40 opções de formação superior, enquanto na 2ª oferta (editais 05 e 06) os candidatos puderam escolher entre dez cursos.

Matrícula e início das aulas (campi da 1ª oferta)

Para o ato da matrícula, todos os aprovados na 1ª oferta deverão providenciar a seguinte relação de documentos (veja o anexo I do Edital 62):

  • requerimento de matrícula (acessar no site do campus onde foi aprovado);
  • foto recente 3x4;
  • CPF próprio;
  • Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte;
  • certificado de alistamento militar ou dispensa (para homens com idade entre 18 e 45 anos);
  • certificado e histórico escolar de conclusão do Ensino Médio ou declaração de conclusão, se for o caso;
  • os aprovados nas cotas (L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13, L14 e V3985) também devem apresentar a documentação que comprove sua condição. Veja o anexo II e os modelos de declarações no edital 62.
  • Vale ressaltar que os candidatos que não tiverem o certificado de conclusão do Ensino Médio poderão apresentar uma declaração de conclusão de curso ou equivalente, que terá validade de 30 dias. Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal.

As informações sobre datas para efetuar a matrícula, assim como o calendário de início das aulas, serão divulgadas separadamente no site de cada campus do IFMG. Clique nos links abaixo para acessar.

Campus Arcos - matrícula de 16 a 20 de abril

Campus Bambuí - matrícula online de 22 a 27 de abril

Campus Betim

Campus Congonhas - matrícula online de 26 a 30 de abril

Campus Formiga

Campus Governador Valadares  - matrícula online de 19 a 23 de abril

Campus Ibirité - matrícula de 16 a 21 de abril

Campus Ipatinga - matrícula de 19 a 23 de abril

Campus Itabirito

Campus Ouro Branco - matrícula de 19 a 22 de abril

Campus Piumhi - matrícula de 16 a 20 de abril

Campus Ponte Nova - matrícula de 19 a 25 de abril

Campus Ribeirão das Neves - matrícula de 15 a 19 de abril

Campus São João Evangelista - matrícula de 16 a 20 de abril

Resultado preliminar e recursos (2ª oferta)

Para acessar o resultado preliminar da 2ª oferta, o candidato deve entrar na página do Processo Seletivo, no SITE DA FUNDEP, e fazer a consulta das listas com os nomes dos aprovados, que estão separadas por campus. Ao entrar na página, role a tela para baixo até a seção “Arquivos para Download”. Depois é preciso clicar na lista referente ao campus do curso para o qual o candidato se inscreveu. Nesta 2ª oferta, a seleção é para os campi do IFMG em Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia.

Outra forma de consulta ao resultado é fazer o login na “Área do Candidato”, utilizando o CPF e a senha. O botão de acesso está localizado no topo da página. Ao ingressar na seção, o candidato pode visualizar o resultado obtido com as notas do Enem e saber qual foi a sua classificação.

Dentro da “Área do Candidato”, também é possível interpor recurso contra o resultado preliminar. A partir de 9h do dia 19 de abril, estará disponível um botão, por onde o candidato, caso não concorde com sua classificação, deverá redigir sua contestação, utilizando argumentos lógicos e consistentes, e enviar à Fundep até o próximo dia 21.

Para interpor recurso, o candidato deve seguir o seguintes passos (veja o tutorial - clique aqui):

  • Acessar a Área do Candidato no site www.gestaodeconcursos.com.br;
  • Preencher os dados por meio de login e senha e clicar em “entrar”;
  • Na página principal, na seção "EM ANDAMENTO", localizar o processo seletivo do IFMG e clicar em “SAIBA MAIS”;
  • No menu exibido, no canto superior direito, clicar na fase recursal;
  • Clicar na inscrição;
  • Apresentar sua argumentação. O limite é de 8 mil caracteres;
  • Após redigir ou colar sua argumentação, clicar em “CRIAR RECURSO”;
  • A situação dos recursos gerados poderá ser consultada na Área do Candidato, em “Meus recursos”.

Outras informações sobre nos links abaixo:

Acesse o hotsite do Processo Seletivo 2021/1 - 1ª oferta

Acesse o hotsite do Processo Seletivo 2021/1 - 2ª oferta

registrado em: