Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG e universidades mineiras publicam edital para fomento de projetos de enfrentamento da pandemia em municípios da Bacia do Rio Doce

publicado: 09/10/2020 17h56, última modificação: 15/03/2024 17h49

O Instituto Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal de Ouro Preto, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Viçosa publicaram nesta quinta-feira, 8 de outubro, edital para fomento a projetos interinstitucionais de extensão em interface com a pesquisa para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 e seus impactos nos municípios da Bacia do Rio Doce, afetados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG). As propostas deverão também contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Visando ao intercâmbio de conhecimentos e metodologias, as equipes deverão ser compostas por docentes ou técnicos-administrativos de pelo menos duas das instituições proponentes do edital, além de estudantes do ensino técnico, médio, graduação e/ou pós-graduação. No caso de ações coordenadas por servidores técnico-administrativos, deverá constar na equipe de trabalho pelo menos um docente, que ficará responsável pela orientação dos discentes/bolsistas.

Os projetos aprovados serão custeados por meio de recursos provenientes de multa aplicada à Samarco Mineradora S.A. decorrentes de procedimento judicial do Ministério Público do Trabalho, com jurisdição na Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto. Os recursos alocados para o financiamento deste edital serão da ordem de R$ 2 milhões.

Por integrar o comitê de assessoramento para destinação dos recursos provenientes de multa aplicada à Samarco Mineradora S.A., o Campus Ouro Preto foi a unidade do IFMG responsável por fazer a articulação com as demais instituições. “A proposta do edital surgiu neste comitê. Este documento representa uma iniciativa importante e inovadora, que possibilita a formação de equipes e parcerias a longo prazo entre instituições de ensino para a proposição de projetos de extensão em interface com pesquisa que contribuam com a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. É uma iniciativa muito importante para contribuir com as populações das regiões atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, principalmente neste momento de pandemia que estamos vivendo”, afirma Elisangela Silva Pinto, Diretora de Inovação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFMG – Campus Ouro Preto.

O valor total dos recursos solicitados em cada proposta poderá ser de até R$ 100 mil. As propostas apresentadas deverão ser desenvolvidas no prazo de 12 meses.

Inscrições

As submissões poderão ser realizadas até 25 de novembro exclusivamente por meio de preenchimento do formulário online, conforme Instituição de origem do coordenador da proposta. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail da Diretoria de Inovação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFMG - Campus Ouro Preto: dipe.ouropreto@ifmg.edu.br.

Acesse:

Edital n° 01/2020 - Fomento a projetos interinstitucionais de extensão em interface com a pesquisa para o enfrentamento à pandemia da COVID-19

Formulário de inscrição – IFMG

Comunicação - Campus Ouro Preto