Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG promove encontros virtuais para debater o tema diversidade sexual e de gênero
conteúdo

Notícias

IFMG promove encontros virtuais para debater o tema diversidade sexual e de gênero

publicado: 29/06/2020 16h41, última modificação: 16/03/2024 09h10

Junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+, mas você sabe os acontecimentos históricos por trás dessa data? Até a década de 60, as relações de pessoas do mesmo sexo eram consideradas crime em todos os estados norte-americanos. Em 1969, outros estados já tinham alterado seu código penal, entretanto, o estado de Nova York permanecia inflexível. 

E durante a madrugada de 28 de junho de 1969, a polícia americana realizou uma ação no bar Stonewall Inn, ponto de encontro conhecido da comunidade LGBT na cidade. Sob a acusação de venda ilegal de bebida alcoólica e ‘violação do estatuto do vestuário’, funcionários do bar e drag queens foram presos. A ação gerou um confronto entre polícia e frequentadores do local, resultando no incêndio do bar. Dias após o incidente, os manifestantes voltaram às ruas para protestar contra a perseguição policial, lutar pelos seus direitos e demonstrar o orgulho pela comunidade homossexual. Esse episódio ficou conhecido como “Rebelião de Stonewall” e tornou-se um símbolo de luta, empoderamento e defesa à diversidade em todo o mundo. 

Em 2020, por conta da pandemia, as manifestações serão virtuais e acompanhadas por uma programação que envolve palestras, rodas de conversa e lives sobre o tema. O IFMG promoverá uma série de encontros virtuais com convidados da cena LGBTQIA+ de Minas Gerais para debater sobre diversidade na educação, isolamento social, criação de conteúdo digital, além de relatos sobre os projetos desenvolvidos pelo IFMG na área.

O pró-reitor de Ensino (Proen), Carlos Bento, ressaltou que o IFMG busca realizar suas ações sempre observando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). “Nossa orientação é que os currículos devem ser complementados  por uma parte diversificada, incluindo conteúdos relativos aos direitos humanos como temas transversais, nos currículos escolares”, reafirmando a importância que instituição confere a uma educação comprometida com o respeito às pessoas. 

Parte das estratégias e ações da Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae) é promover a inclusão e diversidade nos ambientes escolares do IFMG. “As ações da Dirae visam criar estratégias capazes de defender a justiça social,  o respeito à  diversidade e eliminação de todas as formas de preconceito e/ou discriminação por questões de classe social, gênero etnia/cor, religião, nacionalidade, orientação sexual, idade e condição mental, física e psicológica, conforme previsto na política de assistência estudantil”, disse o diretor Paulo Lourenço. 

PROGRAMAÇÃO

A programação de eventos e atividades online foi elaborada pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) e Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae) e contempla a pluralidade de temas.  “A escola precisa ser um espaço receptivo a epistemologias que deem conta de abarcar a pluralidade dos sujeitos que ocupam o seu espaço. A Semana da Diversidade vem para cumprir esta função no IFMG e fortalecer a luta num momento em que, mesmo distantes, estamos mais unidos que nunca”, disse o professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura, do Campus Bambuí, Paulo Henrique Araújo.

30.06 - Live "Isolamento social e vivência LGBTQIA+".
Hora: 16h às 17h.
Convidadas: Nickary Aycker e Penélope Fontana. 
Onde: Plataforma Google Meet. Inscrições AQUI

01.07 - Roda de Conversa “Criação de conteúdo nas redes sociais por pessoas LGBTQIA+”
Hora: 14h às 15h30
Convidado: Gleidstone Silva (TomTom). Publicitário, especialista em Marketing, Branding e Creator.
Mediação: Paulo Lourenço, Diretor de Assuntos Estudantis do IFMG.
Onde: Plataforma Meeting do IFMG. Inscrições AQUI

02.07 - Live "Movimento LGBTQIA+ no Brasil e diversidade na Educação"
Hora: 19h
Palestrante: Dra. Dimitra Vulcana, profª. do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), doutora em Ciência da Saúde, podcaster no Hora Queer e youtuber no Doutora Drag.  Mediação: Justiny Chosen, Diretora dos Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos MG), Coordenadora da parada Oficial do orgulho LGBT de BH e professora da rede estadual de ensino.
Onde: Plataforma do Meet do IFNMG - Inscrições AQUI

07.07 - Roda de conversa com servidores do IFMG que desenvolvem trabalhos na área de diversidade e gênero. Relato de experiências com os projetos desenvolvidos no IFMG.
Hora - 14h às 16h
Onde: Plataforma Google Meet. Inscrições AQUI

12.07 - Live do IFMG com a ONG Cellos - A pauta LGBTQIA+ no ambiente educacional
Hora: 17h
Onde: Perfil do Instagram @paradabh