Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para delegados em simulação de conferência da ONU

Acontece nos Campi

Inscrições abertas para delegados em simulação de conferência da ONU

Estudantes de Ensino Médio de qualquer instituição de ensino do país podem se inscrever, até 13 de maio, para participar como delegados na 5ª edição da UNIF (United Nations Instituto Federal).
publicado: 13/05/2022 15h58, última modificação: 12/03/2024 08h22

Encerra hoje,  dia 13 de maio, as inscrições para estudantes que queiram participar da United Nations Instituto Federal - UNIF 2022 como delegados, ou seja, representando um país, personalidade ou organização não governamental defendendo seus posicionamentos perante questões que tangem o contexto nacional e internacional.

O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de junho. Alunos do Ensino Médio, de qualquer instituição de ensino do país, que queiram participar como delegados, devem acessar o formulário online para se inscrever. As vagas para estudantes que irão atuar como delegados são limitadas e serão selecionadas por ordem de inscrição.

O que é a UNIF?

A UNIF é fruto de um projeto de extensão do Campus Ouro Branco, vinculado ao Grupo de Relações Internacionais (GRIIF). O evento simula os comitês realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Na ocasião, os estudantes atuam como delegados, distribuídos em comitês, atuando em representações diplomáticas, órgãos e entidades vinculados às Nações Unidas para debaterem, pactuarem, deliberarem e formarem acordos sobre os temas em questão.

A simulação permite, dessa forma, a vivência de experiências que englobam o aprimoramento da oratória, aquisição de conhecimentos gerais e geopolíticos, oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares, além do desenvolvimento pessoal e social. Também pode ser um diferencial para aqueles que querem ajudar na diminuição das barreiras sociais e ampliar sua participação em projetos que gerem impacto na sociedade.

De acordo com o modelo da estrutura da ONU, a UNIF é organizado por um secretariado e conta com comitês que abordam temas relacionados à economia, ciência, ética, cultura, dignidade humana, entre outros, e que deverão buscar soluções para problemas reais. Os comitês são formados pelos delegados que devem se preparar para atuarem como diplomatas a favor daqueles que estão representando: países, personalidades ou organizações não governamentais.

Formulário de inscrição!

registrado em: