Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrição no Processo Seletivo 2020/2 termina em 16/10

Inscrição no Processo Seletivo 2020/2 termina em 16/10

Período para candidatos participarem do vestibular do 2º semestre 2020 do IFMG se encerra na sexta-feira, 16 de outubro. Há vagas em cursos técnicos e de graduação para seis campi.
publicado: 14/10/2020 10h58, última modificação: 09/03/2024 09h27

Termina na próxima sexta-feira, 16 de outubro, o período de inscrições para o Processo Seletivo 2020/2 do IFMG. Devido à pandemia, este vestibular, que costumava ocorrer entre os meses de maio e junho, está sendo realizado agora em outubro. Os interessados podem se inscrever no site processoseletivo.ifmg.edu.br. São oferecidas 368 vagas, distribuídas em 11 cursos, sendo sete técnicos e quatro superiores.

Excepcionalmente nesse vestibular não haverá aplicação de provas para os cursos técnicos. Será realizado sorteio público de vagas, no dia 29 de outubro. Para o ingresso na graduação, a seleção ocorre como em anos anteriores, por meio do aproveitamento da nota de uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017, 2018 ou 2019).

A taxa de inscrição, de R$ 10, é o único valor cobrado dos candidatos, já que o IFMG é uma instituição pública e os cursos são gratuitos, não há cobrança de mensalidades. Todas as orientações específicas do Processo Seletivo estão discriminadas nos editais 54, 55 e 56/2020, publicados no site.

Onde estudar

As oportunidades de formação profissional são para os campi do Instituto Federal em Ibirité e Ribeirão das Neves (região Metropolitana de BH), em Bambuí (região Centro-oeste de Minas), em Congonhas e Ouro Preto (região Central), e em Governador Valadares (Leste de Minas). No caso do ensino técnico, há opções de cursos concomitantes (quando o aluno faz o Ensino Médio regular numa outra escola e cursa o técnico simultaneamente no IFMG) e subsequentes (para candidatos que possuem o Ensino Médio concluído).

Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência. Candidatos surdos que precisarem de orientações especiais devem solicitar atendimento pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br.

Acesse o site do Processo Seletivo 2020/2

registrado em: