Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MEC seleciona propostas do IFMG para implantar laboratórios de apoio à inovação

MEC seleciona propostas do IFMG para implantar laboratórios de apoio à inovação

Projetos dos campi Formiga, Ouro Preto e Ribeirão das Neves foram contemplados em chamada pública e receberão, no total, mais de R$ 193 mil para estruturar o Lab IFMaker.
publicado: 14/09/2020 15h11, última modificação: 16/03/2024 08h14

O Ministério da Educação divulgou, na última sexta-feira, 11 de setembro, o resultado final do edital nº 35/2020. Por meio desta chamada pública, lançada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, foram selecionados 113 projetos voltados à criação de Laboratórios IFMaker junto aos Institutos Federais e Cefets de todo o Brasil. O IFMG teve as três propostas que submeteu contempladas. No critério por instituição, foi aprovada a proposta do Campus Formiga. Já no critério por classificação dos demais projetos, foram selecionadas as propostas dos campi Ouro Preto e Ribeirão das Neves.

Com isso, a instituição vai receber R$ 193.800,00 em investimentos para implantação das estruturas e compra de equipamentos que serão utilizados nesses novos espaços. Serão adquiridos, por exemplo, itens como impressora 3D, caneta 3D, notebooks, kits de robótica e scanner 3D. O Lab IFMaker será destinado à disseminação de princípios que norteiam o ensino “maker” e a cultura do aprender fazendo. A ideia é que os locais funcionem como suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, foi o setor responsável pela seleção das propostas do IFMG para submissão ao MEC. De acordo com o coordenador, Tiago Simão, os recursos obtidos serão fundamentais para a estruturação laboratorial "maker" da instituição.

“Em função da crescente demanda social para avançarmos no desenvolvimento dos principais atores econômicos de nossa sociedade, e o papel das universidades e institutos federais como vetores indutores de desenvolvimento local/regional, o IFMG se articula para tornar mais efetiva sua contribuição nesse processo. Com três unidades contempladas, conseguimos peças fundamentais para compor e fortalecer ainda mais nossas ações de fomento à inovação e à cultura empreendedora”, afirma.

A relação completa das instituições e projetos selecionados está disponível no Diário Oficial da União e pode ser consultada clicando aqui.

Leia mais: Confira o resultado final da seleção interna de projetos IFMaker