Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mesa redonda debate representatividade negra na área de Física

Acontece nos Campi

Mesa redonda debate representatividade negra na área de Física

Encontro virtual promovido por professor do Campus Itabirito reuniu pesquisadoras e docentes negras de diversas instituições. Assista à gravação no YouTube.
publicado: 27/01/2021 09h33, última modificação: 14/03/2024 09h47

O IFMG - Campus Itabirito realizou na tarde da última terça-feira, 26 de janeiro, uma mesa redonda para debater o tema "Onde estão as professoras e os professores negros no Youtube? O caso das Aulas de Física”. O encontro virtual foi organizado pelo professor Bruno Gonçalves e contou com a participação de cinco convidadas: Fernanda Honorato, professora do Campus Sabará e integrante do coletivo IFNegro; Mônica Soares Nunes, física, pesquisadora e digital influencer; Zélia Maria Da Costa Ludwig, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora; Janaína de Azevedo Corenza, professora e pesquisadora do Instituto Federal do Rio de Janeiro e também coordenadora do projeto Cientistas Negras Brasileiras.

De acordo com o professor de física do Campus Itabirito, a proposta de realizar o evento surgiu dentro do Ensino Remoto Emergencial, quando ele estava buscando vídeos com diversidade de professores, mas não encontrou. “Fiz a provocação aos estudantes e resolvemos fazer esse momento”, conta. Ele afirma que, no YouTube, apesar de haver muitas aulas de física disponíveis, são raros os vídeos sendo apresentados por mulheres brancas, por homens negros e, ainda menos, por professoras negras.

Durante o encontro, foram abordados temas como a representatividade da mulher negra na área de exatas, na sociedade e na divulgação científica, o racismo estrutural, além da troca de experiências entre as convidadas participantes. A professora Janaína Corenza pôde apresentar o trabalho desenvolvido dentro do projeto Cientistas Negras Brasileiras. A mesa redonda foi transmitida ao vivo no YouTube, no canal IFMG Itabirito. Para assistir ao evento, acesse esse link ou clique na tela abaixo: