Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Administração: inscrições abertas
conteúdo

Notícias

Mestrado Profissional em Administração: inscrições abertas

Mestrado Profissional em Administração do IFMG - Campus Formiga recebe inscrições até 8 de novembro. O curso é gratuito e tem ênfase em Finanças. Confira nesta entrevista com o coordenador mais detalhes sobre a seleção.
publicado: 30/09/2021 14h44, última modificação: 13/03/2024 11h13

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do Mestrado Profissional em Administração, ofertado pelo Campus Formiga. Conforme edital, são disponibilizadas 16 vagas para o primeiro semestre letivo de 2022. Os interessados poderão se inscrever no programa até o dia 8 de novembro de 2021.

Na entrevista a seguir, conversamos com coordenador, professor Daniel Fonseca da Costa, sobre a seleção.

Comunicação IFMG: Quais as diferenças entre o Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional?

Prof. Daniel: O Mestrado Acadêmico visa a realização de pesquisas - básicas ou aplicadas - com foco no produto acadêmico, como a produção de um artigo ou de uma obra bibliográfica, por exemplo. Já no Mestrado Profissional, o foco é voltado para a elaboração de um produto técnico ou tecnológico (como softwares e processos empresariais), a partir de pesquisas de problemas reais que visam ser solucionados.

Comunicação IFMG: Quais são as linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Administração e suas possíveis aplicações?

Prof. Daniel: O Mestrado Profissional em Administração tem concentração, e possivelmente é um dos poucos do Brasil que possui ênfase total na área de finanças. Assim, todo o nosso projeto foi desenvolvido para formar profissionais de alta capacitação para atuação no setor financeiro. Para isso, nós temos duas linhas de pesquisa: finanças comportamentais e tomada de decisões; e finanças corporativas e investimentos.

A primeira linha, de finanças comportamentais, tem como objetivo gerar pesquisas aplicadas e soluções inovadoras em relação aos aspectos cognitivos e comportamentais no processo de tomada de decisão dos indivíduos. De modo geral, buscamos investigar nessa linha, como é o comportamento do indivíduo na tomada de decisão financeira. Nesse sentido,

Já na segunda linha, de finanças corporativas e investimentos, uma das premissas é gerar pesquisas aplicadas e soluções inovadoras para criação de valores em diferentes tipos de organizações. Nessa linha, desenvolvemos pesquisas sobre função financeira, estratégias de investimentos e financiamento e a alocação de ativos nos mercados.

Em resumo: a linha um foca no comportamento do indivíduo; a linha dois foca na organização e no mercado.

Comunicação IFMG: Quem pode se inscrever no programa de Mestrado Profissional em Administração?

Prof. Daniel: Pessoas graduadas em qualquer área do conhecimento e que tenham interesse na área de finanças. Além de pessoas formadas na área, que são gestoras, em qualquer nível, de organizações ou que trabalham no mercado financeiro.

Comunicação IFMG: E como é feito o processo de seleção dos candidatos?

Prof. Daniel: O Processo Seletivo é realizado anualmente, por meio de edital para entrada no ano seguinte. O edital aberto neste semestre prevê a entrada para o programa de 2022 e o processo consiste em três etapas:

A primeira, é o Teste ANPAD, uma prova realizada - de forma independente - pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. O resultado do teste é realizado como requisito de seleção. Para se inscrever, o candidato deve ter, no mínimo, 250 pontos na prova de inglês e 250 pontos na nota geral do teste.

A segunda fase é a arguição sobre a proposta de pesquisa e entrevista com o candidato. Esta etapa eliminatória é feita com a avaliação de uma banca examinadora, composta por três professores permanentes do programa. O candidato deve atingir pelo menos 60 pontos para avançar para a próxima fase.

Por fim, a terceira fase é a avaliação do currículo. São avaliados critérios como experiências profissionais e acadêmicas, publicações de artigos, produção de trabalhos técnicos e acadêmicos, entre outros.

Ao final das três etapas, as notas obtidas em cada fase são somadas e o resultado geral dará a classificação aos candidatos.

Ainda de acordo com Daniel Fonseca, “o Mestrado Profissional em Administração do IFMG Campus Formiga é uma ótima oportunidade, visto que a área de finanças carece de profissionais bem preparados e formados. Além disso, o programa possui altíssima qualidade e tem um ponto importante: é um curso gratuito”.

| Para mais informações sobre o mestrado, acesse o site do IFMG Campus Formiga

| Confira aqui o edital de seleção

 | Contato: mpa.formiga@ifmg.edu.br