Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dica de saúde: movimente-se!
conteúdo

Notícias

Dica de saúde: movimente-se!

Professor de Educação Física do Campus Congonhas ensina exercícios de alongamento que podem ser incluídos durante rotina de trabalho
publicado: 28/05/2021 07h49, última modificação: 28/05/2021 15h56

Movimentar o corpo é fundamental para o físico e para a mente. Além de prevenir doenças, principalmente ligadas ao excesso de peso, como hipertensão e diabetes, o exercício regular desencadeia uma série de adaptações fisiológicas, psíquicas e sociais que proporcionam efeitos benéficos à saúde.

O portal do Ministério da Saúde informa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia). Mas a falta de tempo com a rotina apertada de trabalho, estudo, cuidados com a casa, faz com que muitas pessoas não façam nenhuma atividade física.

Exercitar o corpo durante a jornada de trabalho também é fundamental para aumentar a concentração, o foco e diminuir o esgotamento e a fadiga. Em tempos de pandemia e trabalho remoto, a atividade física é mais importante ainda!

Confira (abaixo) o vídeo do professor de Educação Física do Campus Congonhas, Rodrigo Gomes, que ensina alguns exercícios de alongamento que podem ser incluídos durante sua rotina de trabalho: 

Aproveite para conhecer o nosso espaço no portal do IFMG: Acesse - Qualidade de Vida no Trabalho

Queremos te ouvir: qvt@ifmg.edu.br  

A coluna QVT pra Você é uma pareceria entre a Diretoria de Comunicação e o Setor de Qualidade de Vida no trabalho, vinculado à Progep. A cada 15 dias serão publicadas orientações, dicas e informações que contribuam para a qualidade de vida dos servidores na promoção de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor para todos. Se liga nas próximas edições!

registrado em: