Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NIT apresenta experiências em encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual

Encontro reuniu representantes das Universidades Federais, Estaduais e também da Rede Federal. Como casos de sucesso, o IFMG apresentou sua olimpíada e ambientes de Inovação.
publicado: 22/11/2022 15h16, última modificação: 08/03/2024 11h24

O Núcleo de Inovação do IFMG esteve presente, em novembro, ao 24º Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), conduzido pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Na ocasião, os representantes do IFMG apresentaram, para exemplificar as experiências exitosas da instituição, a Olimpíada de Inovação e os Ambientes de Inovação.

Realizado virtualmente, em 10 e 11 de novembro, o evento contou com a presença dos NITs das Universidades Federais, Estaduais e também da Rede Federal. Além das apresentações de casos de sucesso do IFMG e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), houve palestras, salas de conversa e plenária para os coordenadores.

Para o coordenador do NIT/IFMG, Norimar Verticchio, a rede é fundamental para todos os NITs de Minas Gerais, pois nela se pode trocar experiências, realizar capacitações e trocar informações sobre as melhores práticas promovidas no setor. O NIT do Instituto participa da RMPI desde 2011.

Olimpíada de Inovação

No final de 2021, o NIT lançou a quarta edição da Olimpíada de Inovação, que procura incentivar a cultura empreendedora e de inovação entre os alunos da instituição, por meio da premiação de projetos práticos voltados para soluções passíveis de transferência para o mercado. Desde a primeira experiência, em 2016/2017, foram 144 alunos envolvidos, 83 projetos inscritos, que resultaram em três patentes depositadas e uma spin-off. Os vencedores da quarta edição serão anunciados oficialmente durante o Planeta IFMG 2022: no dia 23 de novembro ocorre a grande final da Olimpíada.

Ambientes de Inovação

Ao longo deste ano, o IFMG deu sequência à implantação de seus 11 ambientes de inovação, iniciada em 2020 com o edital que selecionou os campi participantes. O NIT destacou, em 2022, a aprovação de dois projetos na fase 2 do edital IFMaker da Setec, de 2020; nove projetos no edital Vuei da Sede/MG; e a parceria com a prefeitura de Itabirito, todas iniciativas com aporte de verbas para as propostas envolvidas.