Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficinas promovidas na Reitoria debatem planejamento estratégico do IFMG
conteúdo

Notícias

Oficinas promovidas na Reitoria debatem planejamento estratégico do IFMG

publicado: 11/12/2018 13h35, última modificação: 20/03/2024 08h43

A Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) conclui, na próxima quinta-feira, 13 de dezembro, mais uma etapa da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Com a realização de oficina com os servidores do Núcleo de Apoio Educacional, será finalizada a análise “SWOT” do IFMG. Nesse trabalho, foram debatidos os pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhorias em diversos setores.

Ao longo dos meses de outubro e novembro, a DDI organizou oito encontros para que os servidores pudessem pensar em formas de aprimorar o trabalho e fazer uma autocrítica sobre como as rotinas funcionam atualmente. Participaram desse processo os servidores da Reitoria e o convite foi estendido aos servidores dos campi para que comparecessem nas ocasiões relacionadas às suas áreas de atuação. Dessa forma, cada setor pôde debater os pontos fortes, fracos e as oportunidades relacionadas às ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas institucionalmente.

Além disso, os resultados de cada oficina foram reunidos em uma planilha e compartilhados por e-mail para que aqueles servidores que não participaram presencialmente pudessem dar suas contribuições.

Agora, a Diretoria de Desenvolvimento Institucional está organizando as informações e as categorizando para reuni-las com as participações registradas na dinâmica “Game of Campi” e as contribuições dadas nas oficinas realizadas com alunos e com gestores. De acordo com Camila Barbosa, servidora da DDI, o que foi levantado nessa etapa será encaminhado para que as áreas específicas utilizem o material na definição dos objetivos e políticas setoriais, fase prevista para ser realizada a partir de  janeiro.

A análise “SWOT” é uma ferramenta de planejamento estratégico (com sigla em inglês) na qual se identificam as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para a instituição. É uma etapa importante para nortear as políticas que serão desenvolvidas a partir do novo Plano de Desenvolvimento Institucional.