Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PDI 2019-2023 | Farol de Desempenho: o que é e como acessar?
conteúdo

Notícias

PDI 2019-2023 | Farol de Desempenho: o que é e como acessar?

publicado: 01/09/2021 10h32, última modificação: 13/03/2024 11h37

O Farol de Desempenho é uma funcionalidade do Suap e atua como instrumento de acompanhamento do desempenho institucional, por meio do monitoramento dos objetivos estratégicos pactuados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMG.

Os objetivos estratégicos estão dispostos no Farol de Desempenho ao longo dos cinco anos de vigência do PDI, ou seja, de 2019 a 2023, e seus valores são atualizados trimestralmente. A cada trimestre, os dados são alimentados no sistema e comparados com as metas preestabelecidas no PDI. As metas, por sua vez, são medidas de desempenho que permitem mensurar o alcance anual dos objetivos estratégicos, como forma de aferir a execução do PDI.

Basicamente, o Farol é uma representação gráfica dos objetivos estratégicos e indica visualmente o nível de alcance das metas e dos indicadores ao longo do ano. A ferramenta funciona como um semáforo, em que as cores vermelho, amarelo e verde descrevem o alcance do objetivo: o vermelho avisa que a meta ainda não foi alcançada; o amarelo significa que a meta está parcialmente alcançada; o verde informa que a meta já foi alcançada; e a cor cinza significa que a meta não se aplica para aquele determinado ano ou período.

Como acessar?

Para acessar a funcionalidade do Farol de Desempenho pelo Suap, basta clicar no link https://suap.ifmg.edu.br e, no menu lateral esquerdo, acessar a aba “Farol de Desempenho”, sem a necessidade de incluir usuário e senha. Para usuários do sistema, docentes, técnicos administrativos e alunos, o acesso é pelo menu lateral esquerdo, "Desenvolvimento Institucional"; ou pela página inicial no atalho "PDI: Farol de Desempenho".

 farol

registrado em: ,