Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Perfil dos gestores da Rede EPCT é tema de pesquisa

Perfil dos gestores da Rede EPCT é tema de pesquisa

O estudo faz parte das pesquisas conduzidas pelo Observatório da Educação Profissional e Tecnológica – antigo Observatório do Mundo do Trabalho de Minas Gerais. Gestores da Rede em cargo de direção são convidados a responder questionário.
publicado: 10/05/2019 11h02, última modificação: 19/03/2024 13h21

Pesquisadores do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica – atual denominação do antigo “Observatório do Mundo do Trabalho de Minas Gerais” – trabalham para traçar um perfil dos gestores em cargo de direção (CD) das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede EPCT) de Minas Gerais. A pesquisa, uma das seis em andamento atualmente no Observatório, tem o objetivo de descrever e analisar o perfil dos gestores da Rede no estado, bem como das informações que são utilizadas na tomada de decisão.

"Pouco se conhece sobre o perfil destes dirigentes, tendo em vista que muitas instituições foram criadas nos últimos 10 anos"

Os gestores da Rede têm lidado com um ambiente cada vez mais complexo, em função de fatores diversos, como a rápida expansão e as constantes mudanças no cenário nacional. Um dos responsáveis pela pesquisa, o atual coordenador do Observatório, professor Lucas Maia, aponta que pouco se conhece sobre o perfil destes dirigentes, tendo em vista que muitas instituições foram criadas nos últimos 10 anos. “É possível existam servidores com pouco tempo no serviço público e pouca experiência em atividades de gestão, mas, também, outros com mais experiência, provenientes das antigas escolas técnicas que foram incorporadas à Rede”, pondera. O que se sabe, segundo o professor, é que há um perfil diversificado de gestores na Rede, daí a relevância do levantamento em questão.

Se você é gestor em cargo de direção (CD) em uma dessas instituições [Cefet-MG, IFNMG, IFMG, IF Sul de Minas, IF Norte de Minas, IF Triângulo Mineiro], CLIQUE AQUI E RESPONDA AO QUESTIONÁRIO.
O tempo estimado para resposta é de 20 minutos. Leia o termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Lucas Maia destaca que todas as informações coletadas serão mantidas sob sigilo e os resultados da pesquisa serão divulgados apenas de forma agregada. É necessário que os respondentes leiam, também, o termo de Consentimento Livre e Esclarecido, disponível acima.

Título da Pesquisa: Perfil dos gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) de Minas Gerais e das principais informações utilizadas no processo decisório.
Pesquisadores responsáveis:
Lucas Maia dos Santos (IFMG) | lucas.maia@ifmg.edu.br
Fernando Gomes Braga (IFMG) | f.braga@ifmg.edu.br
Alan do Nascimento Ribeiro (IFMG) | alan.ribeiro@ifmg.edu.br

Sobre o observatório

O Observatório da Rede de Educação Profissional e Tecnológica (Observatório da EPT) é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e das seis instituições da Rede em Minas, por meio da constituição de um grupo de pesquisadores que têm o objetivo de realizar pesquisas para apoiar a tomada de decisão dos gestores. Atualmente, a coordenação do Observatório da EPT está na Pró-Reitoria de Extensão do IFMG e conta com seis pesquisadores, distribuídos pelo IF Sul de Minas, Cefet-MG, IF Sudeste de Minas e IFMG.
Saiba mais na página do Observatório.