Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planeta Inovação: religioso e físico debatem ciência e fé

Planeta Inovação: religioso e físico debatem ciência e fé

publicado: 14/08/2019 09h38, última modificação: 19/03/2024 07h50
Exibir carrossel de imagens Debate entre padre e físico enriquece discussões sobre ciência e fé

Debate entre padre e físico enriquece discussões sobre ciência e fé

Religião e Ciência podem andar lado a lado? Ao longo dos tempos, discussões acaloradas sobre o tema dominaram a agenda de religiosos e cientistas. Nesta terça-feira, 13, o Planeta Inovação iniciou suas atividades promovendo o diálogo entre a visão religiosa e a científica com a palestra “Ciência e Fé: um diálogo possível”.

Mediados pelo Prof. João Ricardo (Cefet), os professores pe. Marcial Maçaneiro (PUCPR) e dr. Osame Kinouchi (USP) abordaram a Ciência sob a perspectiva espiritual e intelectual, sem a posição de conflito e, sim, de coexistência.

Para o doutor em teologia, editor-chefe da revista teológica internacional Pistis&Praxis e consultor teológico do Instituto Ciência e Fé, o convidado Pe. Marcial argumentou que a religião pode ser inspiradora e que deve cuidar das fragilidades humanas.

“O objetivo da religião é religar as relações humanas. Ela vai além da razão, porém não vai contra. É preciso que a religião dialogue com a ciência para elevar o nível do saber religioso”, destacando que a ciência dá o inteligir para a religião.

Já o doutor em Física pelo Instituto de Física da USP, prof. Osame Kinouchi segue o posicionamento de que a religião não deve se resumir a crenças sobre o mundo natural. Tais crenças têm papel menor na motivação para a adesão religiosa.

“É importante destacar que a fé é uma adesão a valores. Já a crença adere a um projeto, seja ele um projeto de vida ou social. É importante salientar que o espiritismo pode conflitar com a ciência na medida em que ele pretende ser científico”, ressaltou.

Programação

O Planeta Inovação aborda  aspectos relacionados à pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação como fatores relevantes para promoção do desenvolvimento socioeconômico local e regional, além de apresentar a aplicação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelo IFMG. As atividades são divididas em "Ecossistemas", de acordo com os seus respectivos temas. Hoje é o último dia. Confira!

SIGA A PROGRAMAÇÃO!

registrado em: