Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Por causa da pandemia, IFMG inicia ano dando seguimento ao calendário letivo 2020

Veja como os 18 campi da instituição estão prosseguindo com as atividades acadêmicas de cursos técnicos e superiores neste primeiro semestre de 2021.
publicado: 25/01/2021 13h09, última modificação: 14/03/2024 09h49

Devido à pandemia de Covid-19 e à longa paralisação de atividades acadêmicas no ano passado, o IFMG inicia 2021 dando sequência ao calendário letivo de 2020. Em todas as unidades, as aulas estão sendo realizadas por meio do Ensino Remoto Emergencial, com encontros pela internet. Cada campus tem autonomia para definir sua própria programação e, por isso, o término do segundo semestre letivo de 2020 e o início do ano letivo 2021 está diferente nos 18 campi.

A entrada de novos alunos nos cursos técnicos e na graduação também ocorrerá em momentos distintos, após a divulgação do resultado dos processos seletivos, que ainda estão em andamento. No caso de 15 campi (Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves e São João Evangelista), a divulgação final dos aprovados para ingresso no ensino técnico ocorrerá no dia 12 de fevereiro. Os demais campi (Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia) ainda realizarão o processo seletivo, entre os meses de fevereiro e abril.

Para os candidatos que se inscreveram na seleção dos cursos de graduação, será necessário aguardar o resultado do Enem 2020, previsto para sair a partir de março. Sendo assim, ainda não há data confirmada para matrícula dos novos alunos.

Confira como anda a situação em cada campus e saiba as datas de término e início das aulas para os alunos veteranos. O acesso a informações mais específicas e aos arquivos com os calendários completos de cada unidade pode ser feito clicando nos links abaixo.

Campus Arcos

As aulas do 2º semestre de 2020 foram retomadas em 4 de janeiro e seguem até março. O início do ano letivo 2021, para o curso técnico, está programado para 15 de março. Já as aulas da Engenharia Mecânica estão previstas para começarem em 29 de março.

Campus Bambuí

O reinício das atividades letivas de 2020 ocorreu em 18 de janeiro e segue até março. O começo do ano letivo 2021 está previsto para abril.

Campus Betim

O calendário letivo de 2021 se iniciará em 1º de março para os cursos técnicos e veteranos dos cursos superiores. A data de início dos calouros dos cursos de Engenharia ainda será definida, pois depende do resultado do Enem e da conclusão do processo seletivo.

Campus Congonhas

A previsão de término do 2º semestre 2020 é para o dia 28 de abril. Já o início do ano letivo 2021 deve ocorrer em 24 de maio.

Campus Conselheiro Lafaiete

O término do ano letivo 2020 será em 6 de março. Já o início das aulas referentes a 2021 está previsto para 12 de abril.

Campus Formiga

As aulas via Ensino Remoto Emergencial seguem até 9 de abril. O início do 1º semestre letivo 2021 para todos os cursos será em 3 de maio.

Governador Valadares

As aulas do 1º semestre letivo para os cursos técnicos integrados terão início no dia 4 de março. Já para os cursos superiores e subsequentes, o ano letivo 2021 começará em 15 de março.

Campus Ibirité

O calendário acadêmico 2020 ainda está em vigor e o ano escolar terminará em 26 de março. O ano letivo 2021 tem previsão de início para o dia 19 de abril.

Campus Ipatinga

O ano letivo 2020 se encerra em 26 de fevereiro. Já o início do calendário 2021 está previsto para 5 de abril.

Campus Itabirito

O 2º semestre letivo 2020 se encerrou no dia 22 de janeiro. A retomada das aulas está prevista para a primeira semana de março.

Campus Ouro Branco

Os calendários acadêmicos referentes ao ano de 2020 seguem sendo cumpridos até meados do mês de abril. As atividades de 2021 devem começar somente a partir de maio.

Campus Ouro Preto

O 1º semestre de 2020 será finalizado até o dia 10 de abril. O início das atividades letivas de 2021 ainda será definido.

O calendário acadêmico 2020 terminará em 6 de março. A previsão é iniciar em abril o calendário letivo de 2021.

Campus Ponte Nova

As aulas para os veteranos dos cursos técnicos começam em 8 de fevereiro. Já para os calouros, o início está previsto para 1º de março.

Campus Sabará

O ano letivo 2020 segue sendo cumprido até 21 de maio para cursos técnicos e superiores. As aulas do calendário 2021 devem ser iniciadas somente no mês de julho.

Campus Santa Luzia

O 2º semestre de 2020 foi retomado em 4 de janeiro. Já o término será em 20 de abril. Ainda não há definições para o ano letivo 2021.

Campus Ribeirão das Neves

O calendário letivo 2020 segue até 19 de março para os cursos técnicos. E até 25 de fevereiro para os cursos superiores. As datas referentes a 2021 ainda serão definidas.

Campus São João Evangelista

Os cursos técnicos subsequentes, de graduação e pós-graduação estão cursando o 2º semestre do ano letivo 2020 (início em 30/11 e fim em 12/03), Já os cursos técnicos integrados estão cursando o 3º trimestre do ano letivo 2020 (início em 04/01 e fim em 12/03). Em breve, serão definidas as datas de 2021.