Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prêmio Conif de Jornalismo é entregue à Rede Minas pelo IFMG

Prêmio Conif de Jornalismo é entregue à Rede Minas pelo IFMG

Emissora de Belo Horizonte venceu a categoria TV com a série “Tecnologia Inclusiva”. Equipe de reportagem recebeu troféu e certificados das mãos de reitor e diretores-gerais.
publicado: 16/03/2020 13h48, última modificação: 18/03/2024 08h40

O troféu do Prêmio Conif de Jornalismo foi entregue à Rede Minas, na tarde do dia 12 de março, durante visita de uma comitiva do IFMG à sede da emissora, no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte. O canal, que é gerido por uma fundação cultural vinculada ao Governo do Estado, venceu na categoria televisão com a série de reportagens “Tecnologia Inclusiva”, exibida no Jornal Minas - 2ª edição, entre 26 e 28 de dezembro de 2019. Produzida com o apoio da assessoria de imprensa do IFMG, as reportagens mostraram projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos nos campi de Sabará e Ponte Nova.

“Gostaria de registrar a importância do trabalho desenvolvido por professores e alunos e o reconhecimento disso pela imprensa, que abordou projetos do IFMG nas reportagens que venceram o prêmio”, destacou o reitor Kleber Gonçalves Glória, durante o momento de entrega do troféu ao presidente da Rede Minas, Ronan Scoralick Abdo.

Já os certificados da premiação foram entregues à equipe envolvida na autoria das reportagens pelos diretores-gerais Leonardo de Paiva Barbosa (Campus Ponte Nova) e Daniel Neves Rocha (Campus Sabará). Receberam o prêmio: Renato Franco (produção e reportagem), Atalissa Rosa (produção), Primitivo Filho e Patrick Lima (imagens), Izabel Zoglio (edição de texto), Sabrina Rocha (intérprete de libras), Matheus Rufino (redes sociais) e Bruna Cevidanes (edição e finalização).

“Televisão sempre se faz junto, trabalhamos com dois cinegrafistas, editores, editores de imagens, o pessoal do marketing que divulgou o material nas redes sociais. Fomos em três cidades para mostrar esse trabalho, destacando a força da educação profissional de Minas Gerais. São professores de qualidade, que estimulam muito a criatividade e o talento desses jovens de 17, 18 anos. Nessa convergência, a gente acabou mostrando que a educação transforma vidas, transforma comunidades. Estamos muito felizes de termos sido reconhecidos pelo prêmio”, afirmou o repórter Renato Franco.

Rede_Minas_recebe_Premio_Conif_de_Jornalismo10.jpgConstituída de três reportagens, a série “Tecnologia Inclusiva” mostrou o Programa Sabará For Women (para mulheres, na sigla em inglês), que promoveu aulas de robótica e computação para adolescentes de escolas públicas, com o objetivo de incentivar mais mulheres a ingressar em carreiras da área de ciências exatas. Já no Campus Ponte Nova, a série abordou dois projetos de tecnologia: o da tornozeleira sensorial, destinada a ajudar no deslocamento de pessoas com deficiência visual; e do aplicativo ReportAí, uma ferramenta digital usada para auxiliar órgãos públicos a receber demandas da cidade relatadas pela população. Uma terceira reportagem destacou ainda iniciativa de alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), que busca promover a inclusão de surdos na sociedade brasileira.

“A Rede Minas busca trazer essas pautas diferenciadas. A gente investe muito em educação, inclusão é sempre um tema que trabalhamos muito. O Renato teve a ideia da série e viabilizamos tudo para que acontecesse dentro do prazo. Foi um trabalho muito prazeroso, com esse plus da premiação”, contou a gerente de jornalismo, Izabel Zoglio.

Também participaram da entrega da premiação a diretora de Comunicação da Reitoria, Virgínia Fonseca; o jornalista Joarle Magalhães, que auxiliou a produção das reportagens com o trabalho de assessoria de imprensa; os professores envolvidos nos projetos abordados Carlos Alexandre Silva (Campus Sabará) e Edson Batista de Sena (Campus Ponte Nova); e o estagiário da Diretoria de Comunicação do IFMG, Arthur Guimarães.

“Quero agradecer a Rede Minas, porque o nosso trabalho, apesar de atingir a microrregião do campus, não vai muito longe. Nesse ponto, a comunicação tem um poder muito maior de divulgação. Quando um projeto é mostrado em uma emissora grande, conseguimos atingir muito mais pessoas. Essas ações fortalecem a educação e são muito importantes”, afirmou o diretor-geral Daniel Rocha.

Os vencedores do 2º Prêmio Conif de Jornalismo foram conhecidos em 18 de fevereiro. O anúncio foi feito em Brasília, durante reunião dos dirigentes que formam o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Pelo segundo ano consecutivo, reportagem com projeto do IFMG venceu a categoria TV. Ao todo, 78 trabalhos foram finalistas da edição, disputada em cinco categorias: impresso, internet, rádio, televisão e institucional. O vencedor de cada uma delas recebeu o valor de R$ 9 mil, totalizando R$ 45 mil em premiações.

Leia mais: Rede Minas vence prêmio de jornalismo com reportagens sobre projetos do IFMG