Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Progep promove, na Reitoria, curso sobre organização pessoal e financeira

Progep promove, na Reitoria, curso sobre organização pessoal e financeira

publicado: 06/02/2017 11h26, última modificação: 26/03/2024 15h19

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas e Carreiras do IFMG, promoveu nos dias 25 e 27 de janeiro, na Reitoria, o curso “Como obter sucesso na sua organização pessoal | Organização pessoal e financeira: qual a sua importância e como fazer?”, com a professora e diretora de Administração e Planejamento do Campus Santa Luzia, Sarah Lopes Silva.

O evento contou com a participação de servidores, terceirizados e estagiários. O reitor substituto do IFMG, Carlos Bernardes, destacou a importância da iniciativa na Instituição: “o evento valoriza tanto o profissional quanto o ser humano. O IFMG é formado por pessoas, e precisamos investir nisso”, afirma.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Olímpia de Sousa Marta, explica que a ideia é que a ação seja estendida aos campi. “Pretendemos elaborar um calendário de atividades de integração no IFMG, levando momentos como esse também aos campi. É uma oportunidade de crescimento para todos nós”, ressalta.

O curso foi dividido em dois dias: no primeiro, foi realizada palestra com a professora Sarah Lopes, que deu dicas e orientações sobre organização tanto no âmbito pessoal quanto no ambiente profissional, além de esclarecimentos sobre organização financeira. Já a programação do dia 27 foi reservada para uma oficina. Por meio de dinâmica, os participantes tiveram a oportunidade de se informar sobre a importância de gerir o tempo de maneira adequada, com destaque para o que é prioridade na vida de cada um. Além disso, foi proposta a elaboração de um planejamento diário (formulário), para gerenciamento de atividades, otimização do tempo e redução de estresse.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas e Carreiras do IFMG, Rafaela Lucarelli Lavorato, “não há como pensar em organização financeira sem a organização pessoal, pois um comportamento está diretamente ligado ao outro”, destaca.

Para Sarah, que buscou compartilhar com os alunos os aprendizados adquiridos ao longo da vida – experiências pessoais e profissionais –, é fundamental cuidar dos profissionais da Instituição. “É um trabalho muito importante a favor da formação de pessoas. Não nascemos prontos, vamos sendo polidos e nos tornando cada vez melhores”, enfatiza.

Ela acrescenta que não cuidar da organização pessoal implica em queda de produtividade, desgaste de energia e perda de tempo. “A abordagem do tema é relevante para que as pessoas ganhem mais tempo para seus afazeres e tenham mais qualidade de vida, com menos estresse, tornando-se cada vez mais produtivas no trabalho”, conclui.

"A experiência foi muito positiva, refletindo na minha vida pessoal e profissional. Após o curso adotei praticas lá apontadas como, por exemplo, uso de agenda e listas para tarefas e compras. Além disso, me fez refletir sobre investimentos de longo prazo, que geram juros muito altos e podem ser evitados quando há um planejamento” (Rafaela Lavorato).

“Gostei muito da abordagem do tema pela palestrante. As dicas e orientações foram muito interessantes para aplicação em nosso dia a dia” (Delaine Sabbagh).

DSC_1070.JPG

DSC_1072.JPG