Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Residência Pedagógica desenvolve atividades matemáticas para alunos do ensino fundamental

Acontece nos Campi

publicado: 01/11/2019 15h45, última modificação: 18/03/2024 09h46

As bolsistas do Programa Residência Pedagógica, Daiana Luiza de Sá e Clara Coimbra de Freitas Alves, alunas do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Formiga, planejaram e desenvolveram atividades com material didático manipulável que teve como público alvo alunos do Ensino Fundamental Escola Estadual Prof. Joaquim Rodarte.

O material utilizado foi o Círculo de Frações. O objetivo foi era trabalhar os conceitos de frações, frações equivalentes, soma e subtração de frações, minimizar dificuldades e defasagens apresentadas pelos alunos nos conteúdos abordados e, ainda, possibilitar um momento de aprendizagem de maneira mais lúdica.

A atividade foi desenvolvida em duas horas aula em cada 6º ano no horário regular de aulas e em duas horas nas monitorias, sendo, em cada um destes casos, uma aula para aplicação da atividade e outra para discussão e correção.

Quanto à experiência docente, as bolsistas destacam que  "A atividade também nos possibilitou identificar dúvidas e dificuldades dos alunos e, assim, agora podemos trabalhá-las nas monitorias. Muitos daqueles alunos sentem bastante dificuldade em Matemática e, com essa atividade, foi possível ver que eles estavam olhando aquela ‘temida matéria’ de uma outra forma e, além disso, foi possível enxergar, em seus rostinhos, a alegria de estarem conseguindo realizar/ entender a atividade”.

Fonte:  Comunicação Campus Formiga