Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programas Pibid e Residência Pedagógica iniciam trabalhos no âmbito das licenciaturas do IFMG

publicado: 24/08/2018 16h17, última modificação: 20/03/2024 10h02

Em agosto, o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência Pedagógica tiveram início em uma série de campi do IFMG.

Pibid

Na edição 2018 do Pibid, estão contempladas pela Capes 173 bolsas de iniciação à docência aos alunos e 21 bolsas para professores supervisores das escolas parceiras.

Fazem parte desse grupo os cursos de licenciatura dos campi Bambuí (Ciências Biológicas e Física); Ouro Preto (Física e Geografia); Congonhas (Física); Formiga (Matemática); São João Evangelista (Matemática) e Ouro Branco (Pedagogia).

De acordo com o coordenador Institucional do Pibid no IFMG, prof. Chrisley Camargos, o Instituto “se destaca como um programa multicampi com integração de áreas como Matemática, Biologia, Geografia, Física e Pedagogia. Em cada campus, pretende-se promover e desenvolver atividades referentes às áreas de seus respectivos cursos de licenciatura, visando à integração dos alunos bolsistas com as escolas participantes do programa”, explica.

Ele acrescenta que, com a continuação do Pibid, a Instituição terá condições de permitir aos futuros professores uma imersão no ambiente escolar das redes públicas, o que possibilitará a troca de experiências com docentes em atividades regulares.

“Espera-se que a participação e o desenvolvimento de experiências envolvendo metodologias/tecnologias de ensino, proporcionem mais compreensão e ofereçam novos olhares à realidade escolar, além de permitir uma participação efetiva dos licenciandos na prática docente, contribuindo desta forma para a qualidade dos cursos de licenciatura do IFMG e para a formação dos futuros professores”, conclui.

Equipe:

• Ciências Biológicas e Física (Campus Bambuí) – Coordenadores de Área: Anderson Dutra de Melo e Mayler Martins
  • Física e Geografia (Campus Ouro Preto) – Coordenadores de Área: Cecília Félix Andrade Silva e Edio Da Costa Junior
  • Física (Campus Congonhas) – Coordenador de Área: Ronan Daré Tocafundo
  • Matemática (Campus Formiga) – Coordenador de Área: Alex Eduardo Andrade Borges
  • Matemática (Campus São João Evangelista) – Coordenadores de Área: José Silvino Dias e Silvino Domingos Neto
  • Pedagogia (Campus Ouro Branco) – Coordenadores de Área: Bárbara Ferreira Matias Bianch e Marcelo Fernandes Pereira

Residência Pedagógica

A aprovação do projeto elaborado pelo IFMG para atender ao edital 06/2018 da Capes (Programa Residência Pedgógica) traz importantes contribuições para as licenciaturas em Matemática, Biologia, Física e Geografia e para as escolas da Educação Básica que circundam os campi de São João Evangelista, Ouro Preto, Congonhas e Bambuí.

Ao todo, foram concedidas 140 bolsas ao Instituto, sendo 120 para os licenciandos, cinco para docentes orientadores que lecionam nas licenciaturas e 15 para preceptores que atuam nas escolas-campo parceiras.

Quinze escolas da Educação Básica farão parte da Residência Pedagógica recebendo, cada uma delas, oito licenciandos que realizarão atividades de reconhecimento do futuro local de trabalho, intervenções pedagógicas sob a forma de projetos e regências de aulas supervisionadas pelos preceptores e docentes parceiros.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da Instituição Formadora.

Para o coordenador institucional, José Fernandes da Silva, “o Programa Residência Pedagógica deve ser um espaço de inovação e reflexão sobre a formação dos professores, bem como a busca pela emancipação docente”, destaca.

Equipe:

• Coordenação Institucional: José Fernandes da Silva

Docentes orientadores:

• Licenciatura em Matemática: Denília Andrade Teixeira dos Santos (SJE) e Lúcia Helena Costa Braz (Formiga)
  • Licenciatura em Geografia: Ramon Coelho da Cruz (Ouro Preto)
  • Licenciatura em Física: Elisângela Silva Pinto (Ouro Preto), Marcus Duarte (Congonhas) e Samuel de Oliveira (Bambuí)