Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão do IFMG participa do Festival de Turismo de Ouro Preto
conteúdo

Acontece nos Campi

Projeto de Extensão do IFMG participa do Festival de Turismo de Ouro Preto

Trabalhos do projeto “Mulheres de Ouro” ficaram em exposição durante o Festival. Curso de Gastronomia também integrou o evento.
publicado: 26/08/2019 16h45, última modificação: 19/03/2024 07h46
Exibir carrossel de imagens Coleções produzidas pelas participantes ficaram em exposição

Coleções produzidas pelas participantes ficaram em exposição

Os cursos de Gastronomia e Joalheria do Campus Ouro Preto foram parte da edição 2019 do Festival de Turismo de Ouro Preto, que ocorreu entre os dias 7 e 10 de agosto, no Centro de Artes e Convenções da Ufop. 

O projeto de Extensão do Campus Ouro Preto intitulado “Mulheres de Ouro”, coordenado pela designer e professora da unidade, Lorena Gomes, integrou a programação do evento. Segundo a docente, o grupo, composto por 18 artesãs, ourives e designers da região de Ouro Preto, tem por objetivo capacitar as mulheres em tópicos específicos relacionados à atividade joalheira. Coleções de joias, produzidas por cada uma das participantes, ficaram em exposição ao longo dos quatro dias de evento. 

Para a professora, o design dos produtos é um diferencial do “Mulheres de Ouro”. “Além dos materiais tradicionais da joalheria, como prata e gemas de cor, algumas coleções utilizam materiais alternativos, como: cerâmica, resina, fibra de celulose, pedra-sabão, resíduo de madeira, etc. O resultado são joias únicas e artesanais que valorizam tanto o território local quanto as pessoas que trabalham neste ofício”, pontua Lorena. 

Para a aluna do curso FIC em Design de Joias e integrante do projeto, Carolina Basílio, a participação no Festival representou, também, um incentivo ao trabalho coletivo. “O Festival foi uma oportunidade de apresentar nossas coleções para os visitantes da feira, falar sobre o projeto “Mulheres de Ouro” e, principalmente, trabalhar de forma coletiva e colaborativa”, destacou.

Curso de Gastronomia 

Além da participação do "Mulheres de Ouro", o curso de Gastronomia do Campus Ouro Preto também integrou a programação do evento. A chef e professora da unidade do IFMG, Patrícia Amante, conduziu uma oficina destinada à demonstração prática da receita de um sonho recheado com queijo curado e goiabada.