Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Diálogos chega à 4ª edição no Campus Governador Valadares

Projeto Diálogos chega à 4ª edição no Campus Governador Valadares

publicado: 29/08/2016 00h00, última modificação: 26/03/2024 16h25
Exibir carrossel de imagens Coordenador do projeto com alunos participantes

Coordenador do projeto com alunos participantes

Campus Governador Valadares realiza, no dia 31 de agosto, o 4º encontro do projeto Diálogos. O texto escolhido para essa edição é “Bartleby, O escriturário", de Herman Melville.

O projeto surgiu com a ideia da criação – por meio da integração de alunos, professores, outros profissionais e comunidade externa – de um ambiente de leitura, reflexão e discussão de textos de variados gêneros e contextos comunicativos, no campus e em outros espaços da cidade.

A equipe é composta por professores, alunos e bibliotecária. Todos os representantes exercem função de “moderadores” das discussões, isto é, promovem os momentos de debate durante os encontros.

De acordo com o coordenador do projeto, Wanderson Batista, “durante os encontros, prima-se pelo princípio da democracia: a intenção é que todos participem, teçam seus comentários, apontamentos, pontos de vista, confrontem opiniões, dialoguem com outros textos e vivências, de modo que a leitura do texto seja expandida”, destaca.

Os dois primeiros encontros ficaram restritos aos componentes do projeto. Wanderson explica que, tendo em vista que um dos objetivos da ação é elevar o potencial da leitura, decidiu-se que, a partir do terceiro encontro, o projeto fosse aberto a toda a comunidade – interna e externa.

Sobre o texto

“Bartleby, O escriturário", de Herman Melville, é considerado uma obra-prima da literatura mundial. Apesar de ter sido escrito no século XIX, aborda temas atuais e controversos, como a opressão da sociedade capitalista, a irracionalidade das relações interpessoais artificiais e a incompreensão do diferente.

(Fonte: Campus Governador Valadares)