Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Campus Betim é aprovado no programa Centelha

Projeto do Campus Betim é aprovado no programa Centelha

Máquina automática para recarga de pincéis foi desenvolvida por professor da unidade. O programa recebeu 523 propostas, das quais 15 foram aprovadas.
publicado: 03/07/2020 10h06, última modificação: 16/03/2024 09h09
Projeto conta com sensores que detectam a presença do pincel

O projeto “Máquina de recarga automática de pincéis”, desenvolvido pelo professor Norimar Verticchio, da área de mecânica, em parceria com estudantes de engenharia do Campus Betim, foi aprovado no Programa Centelha, iniciativa que visa a estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias. Realizada em três etapas, a seleção recebeu, em Minas Gerais, 523 propostas e apenas 15 projetos foram aprovados.

De acordo com o professor Norimar, a FILL é uma máquina automática para recarga de pincéis para quadro branco, capaz de reduzir os custos de recarga e eliminar toda a contaminação por tinta provocada pelos modelos de recargas existentes. Com sistema inovador, o projeto, patenteado pelo docente, possui sensores que detectam a presença do pincel e da tampa, liberando assim um sistema de enchimento. A recarga é feita pelo próprio usuário, em aproximadamente 30 segundos.

Além do professor, a equipe é composta pelos estudantes de Engenharia Mecânica, Cleberson dos Santos e Adriano Marinho, e pelo aluno de Engenharia de Controle e Automação, Cleiton Alves. A próxima etapa do projeto será a criação de uma spinoff, ou seja, uma empresa que nasceu de um projeto do Instituto.

Sobre o Programa Centelha

O Programa Centelha, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com entidades voltadas à pesquisa, como o CNPq, tem o objetivo de incentivar a criação de empreendimentos inovadores e fortalecer a cultura empreendedora pelo país.

A iniciativa oferece capacitações, recursos financeiros e suporte técnico para transformar ideias inovadoras em negócios estruturados. Para isso, propostas selecionadas contam com um acompanhamento no qual são trabalhadas temáticas voltadas à "ação empreendedora", de forma a fortalecer a iniciativa escolhida.

Acesse o site do Programa e saiba mais.

Fonte: Comunicação - Campus Betim