Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos de extensão do Campus Bambuí são apresentados em congresso

Acontece nos Campi

Projetos de extensão do Campus Bambuí são apresentados em congresso

Professoras e estudantes do curso de Engenharia de Alimentos puderam mostrar o trabalho desenvolvido pelo IFMG em ações com a comunidade, como os projetos “Ecopapel” e “Ecosabão”.
publicado: 22/03/2021 13h56, última modificação: 14/03/2024 12h22

Os resultados de dois importantes projetos do Campus Bambuí foram apresentados no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, realizado em formato virtual, entre os dias 8 e 11 de março de 2021. Os acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos, Jefferson Luiz Gomides, bolsista do projeto “Ecopapel”, e Maxuel Fernando, que atua no projeto “Ecosabão”, tiveram seus trabalhos aprovados e participaram do evento fazendo uma comunicação oral  no último dia 11.

Segundo a orientadora dos estudantes, professora Helainne Vianey, que acompanhou os bolsistas nas apresentações, “foi muito importante a presença de nossa instituição, pois entendemos que é uma excelente oportunidade de conhecer o que está sendo feito em diferentes instituições de ensino em todo o Brasil e também de dar visibilidade aos projetos e ações de extensão do IFMG - Campus Bambuí”. A docente Joelma Castro, que coorienta os projetos, ressaltou a importância da participação no evento. “Foi um momento ímpar e positivo, pois mostrou o envolvimento dos nossos estudantes com a extensão e com a comunidade, foi um momento singular para o compartilhamento de saberes, produção de conhecimento e construção de aprendizagens”, declarou.

Os dois projetos desenvolvidos no Campus Bambuí foram contemplados pelo edital nº 09/2020, na modalidade de Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (Pibex). Eles também estão sendo desenvolvidos na modalidade virtual. O projeto “Ecopapel” busca desenvolver uma forma sustentável de reduzir, reutilizar e reciclar materiais, já o “Ecosabão” envolve ações de educação ambiental e cidadania.

O 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) reuniu virtualmente cerca de 8 mil extensionistas de todo o país, sendo a maior parte jovens participando de um grande evento universitário pela primeira vez. A proposta foi criar oportunidades para promoção de debates e compartilhamento de ideias a respeito da relação que as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino têm com a comunidade. O evento foi promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do país. Entre elas, o IFMG.

Neste ano, o congresso teve como tema “Redes para promover e defender os direitos humanos”. A 9ª edição aconteceria presencialmente de 15 a 17 de julho de 2020, em Belo Horizonte, mas, em virtude do cenário de pandemia, só pôde ser realizada neste mês, em formato totalmente virtual.