Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicação de professor do Campus Ouro Preto reúne propostas para letramento literário

Acontece nos Campi

Conteúdo do trabalho resultou da busca do docente por refletir sobre modos de ensinar literatura na educação básica.
publicado: 19/05/2022 13h55, última modificação: 12/03/2024 08h16

De que maneira é possível contribuir com as práticas pedagógicas desenvolvidas dentro e fora da sala de aula? Este é o intento da recente publicação de Paulo Ricardo Moura da Silva, docente de Língua Portuguesa do Campus Ouro Preto.

Em “Práticas escolares de letramento literário — Sugestões para leitura literária e produção textual” o professor oferece material de apoio pedagógico com propostas didáticas para o letramento literário no âmbito escolar.

O conteúdo resulta da busca do professor por refletir sobre modos de ensinar Literatura. Reflete, ainda, o conhecimento por ele constituído a partir de sua própria prática pedagógica. Nesse sentido, a ideia é que o conteúdo apresente uma abordagem que vá “direto ao ponto”, com sugestões que possam inspirar ou serem adaptadas ao contexto de atuação profissional de cada docente.

“As leituras teóricas foram (e são) de fundamental importância para a compreensão pedagógica com relação à formação de leitores literários. Entretanto, é inevitável, para um professor que atua na Educação Básica como eu, a pergunta: como colocar em prática as discussões apresentadas teoricamente? Valendo das discussões teóricas mais atuais, este livro traz várias sugestões didáticas para tornar nossas práticas pedagógicas mais efetivas e críticas”, explica.

“Práticas escolares de letramento literário — Sugestões para leitura literária e produção textual” é uma publicação da editora Vozes e está disponível nas versões física e digital.

Sobre o autor

Paulo Ricardo Moura da Silva tem graduação em Licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Espanhol e suas Literaturas, concluída em 2014, mestrado em Letras, na área de Teoria Literária, concluído em 2016, e doutorado, na mesma área, concluído em 2020.

Toda sua formação acadêmica foi realizada na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – Unesp. É professor-efetivo de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG, Campus Ouro Preto, desde 2017.

Atualmente, realiza um estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem, da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, além de ser graduando do curso de Bacharelado em Filosofia, também pela UFOP.