Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede Federal ganha guia prático para realização de eventos online
conteúdo

Notícias

Rede Federal ganha guia prático para realização de eventos online

Material desenvolvido pelo IFRJ visa auxiliar, por meio de conteúdo dinâmico, a preparação de eventos online por parte de instituições da Rede Federal. E-book está disponível para consulta online.
publicado: 26/11/2020 17h12, última modificação: 14/03/2024 09h31
Guia apresenta diversas dicas a respeito da organização de eventos virtuais

Guia apresenta diversas dicas a respeito da organização de eventos virtuais

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) desenvolveu e disponibilizou de forma virtual o Guia Prático de Eventos Online. O material tem o objetivo de auxiliar na estruturação e preparação de eventos na internet, tendo em vista a relevância desse formato de realização em um contexto de pandemia do coronavírus. Elaborado inicialmente para a comunidade interna do IFRJ, o guia foi disponibilizado a todas aquelas instituições que desejam promover eventos virtuais. 

Segundo a Coordenação-Geral de Comunicação Social (CGCom) do IFRJ, a idealização do material deu-se, principalmente, pelas diferenças consideráveis entre um evento presencial e uma atividade em ambiente virtual. Ainda de acordo com a CGCom, práticas que funcionam bem no caso de eventos presenciais, podem não ser tão efetivas em um ambiente virtual, online

Conteúdo 

O guia prático apresenta um conteúdo dinâmico e está sujeito a alterações que acompanhem as mudanças nos suportes ou meios utilizados. Ao longo de 32 páginas, o produto apresenta tópicos importantes que conceituam e apresentam sugestões para elaboração, condução e divulgação de um evento online

Inicialmente, a publicação traz conceituações a respeito dos diversos tipos de eventos, como lives, seminários, webinar, dentre outros, ressaltando suas diferenças. Após esse tópico, o material apresenta dicas relacionadas diretamente a etapas do planejamento, como duração da atividade, escolha da plataforma, público-alvo, dicas de iluminação e som. 

Por fim, o Guia Prático discute questões que podem ajudar na divulgação do evento, em sua condução e também nas etapas pós-atividade, indicando como válida a disponibilização da gravação em sites e redes sociais, por exemplo. 

Onde encontrar o guia

Para conferir o material, acesse a página do IFRJ, e promova seu evento de forma mais organizada e eficiente.