Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Relações étnico-raciais na Educação serão tema de e-book

Relações étnico-raciais na Educação serão tema de e-book

Em celebração da Dia da Consciência Negra, o IFMG acaba de lançar edital que selecionará vivências acadêmicas sobre o tema. Alunos e servidores podem submeter relatos.
publicado: 20/11/2020 10h28, última modificação: 14/03/2024 09h26

O IFMG lançou, nesta sexta-feira, 20 de novembro - Dia da Consciência Negra - chamada para submissão de relatos escritos de experiências na Educação das Relações Étnico-Raciais para composição de coletânea virtual. A proposta é reunir e tornar públicos relatos de vivências e formação acerca da temática, por meio das ações desenvolvidas na nos cursos técnicos e de graduação do Instituto.

De autoria individual ou grupo de autores, os relatos selecionados serão organizados na coletânea virtual em seis categorias:

I - Relato de práticas de ensino com ou sem interface da pesquisa e extensão, que colaborem com o fortalecimento dos debates sobre raça;

II - Relatos de experiências e/ou vivências com a temática Étnico-Racial no IFMG, podendo estender-se ao comparativo com outras instituições de ensino;

III - Pesquisas sobre identidade, negritude, cultura negra e indígena;

IV - Perspectivas e propostas para a melhoria das relações Étnico-Raciais e igualdade racial;

V - Relatos sobre a inserção do estudo das culturas Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas nos currículos dos cursos técnicos e/ou graduação do IFMG;

VI - Políticas afirmativas e bancas de Heteroidentificação e Etnicidade.

Docentes, técnicos administrativos e estudantes do IFMG podem submeter suas propostas até 26 de março de 2021 (acesse o formulário). O texto do relato deverá ser estruturado conforme manual de normalização da Instituição. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail cpae@ifmg.edu.br.

LEIA O EDITAL 69/2020

registrado em: