Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ibirité é primeira unidade do IFMG a iniciar retomada gradual de aulas presenciais

Disciplinas práticas profissionalizantes dos cursos técnicos e superior começaram a ser ministradas no campus no dia 8 de setembro. Número de alunos está restrito e presença é facultativa. Espaços foram sinalizados, com distanciamento entre as carteiras e distribuição de protetores faciais.
publicado: 13/09/2021 14h21, última modificação: 13/03/2024 11h34

Seguindo os protocolos de saúde e as diretrizes do Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais, o IFMG - Campus Ibirité retomou, no dia 8 de setembro, aulas presenciais de disciplinas de cursos técnicos e superior. Nessa primeira etapa de retomada, foram consideradas as aulas práticas profissionalizantes avaliadas como essenciais para a formação dos alunos, com foco prioritário nas turmas de formandos.

As turmas foram divididas em grupos menores para seguirem juntos as aulas presenciais e reforçar o controle de possíveis casos de contaminação pela covid-19. O número de alunos no campus e nos laboratórios está restrito. Os espaços estão sinalizados e há distanciamento entre as carteiras e estações de trabalho, assim como a distribuição de protetores faciais. Além disso, a presença dos estudantes é facultativa e condicionada ao envio de autorização dos responsáveis.

Foram retomadas as disciplinas práticas: Redes Industriais e Supervisórios, Instalações Elétricas, Sistemas Programáveis de Controle, Hidráulica e Pneumática, Instrumentação e Automação Industrial, Máquinas e Comandos Elétricos, Eletrônica, Energia Solar Térmica, Microcontroladores, Eletrônica de Potência, Eletrônica Analógica, Metrologia e Elementos de Máquinas e Projeto de Instalação de Sistemas de Energia Renovável . São disciplinas dos cursos técnicos em Automação Industrial, Mecatrônica, Sistemas de Energia Renovável, além de Engenharia de Controle e Automação.

Na decisão de iniciar o retorno das aulas práticas, a direção-geral do campus considerou o trabalho desenvolvido ao longo de vários meses por uma comissão constituída especificamente para este fim. Seguindo a proposta da referida comissão, foi dada prioridade às disciplinas que impossibilitam ou impossibilitaram os estudantes de concluírem seu curso em 2020 e 2021 e também as aulas que sejam pré ou co-requisito para a continuação do curso. Também foi levado em conta os estudos que estão sendo realizados desde outubro de 2020 e o entendimento dos colegiados de curso sobre a necessidade de ofertar presencialmente o componente curricular. As etapas para aprovação do retorno seguiram o fluxo discriminado na Instrução Normativa 01/2021.

No site do Campus Ibirité, estão disponíveis mais informações sobre o Plano de Retorno Gradual da unidade, assim como os pareceres dos colegiados de curso, além de vídeos explicando as regras a serem seguidas nessa retomada. Cada um dos 18 campi do IFMG tem autonomia para definir a data e como poderá ocorrer o retorno presencial. Por isso, a retomada é gradual e realizada conforme a realidade de cada município onde a instituição tem sede.

Leia mais: Conheça as diretrizes e ações para retomadas de atividades presenciais