Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário debate pesquisas do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica
conteúdo

Notícias

Seminário debate pesquisas do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica

Segunda edição do evento será realizada em Belo Horizonte, no dia 25 de novembro. Programação prevê apresentação e debate sobre as sete pesquisas que estão em desenvolvimento no projeto.
publicado: 21/11/2019 13h38, última modificação: 18/03/2024 09h39

Criar uma oportunidade de apresentar e debater os estudos desenvolvidos dentro da rede de pesquisadores que investiga temas ligados à rotina das instituições da Rede Federal. Com esse objetivo, o IFMG realiza na próxima segunda-feira, 25 de novembro, o II Seminário do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de Minas Gerais.

Com abertura marcada para 8h, o evento irá reunir docentes e servidores envolvidos nas sete frentes de pesquisa do projeto. As atividades ocorrem em Belo Horizonte, na sala 330 do campus I do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG - Avenida Amazonas 5253, bairro Nova Suíça).

A programação se estende ao longo da manhã e tarde e abre espaço para que diversas questões relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, administração, gestão de pessoas e desenvolvimento regional sejam debatidas. Confira os horários e veja as pesquisas que serão apresentadas:

PROGRAMAÇÃO
08h Abertura do evento
08h30

Perfil dos gestores da Rede Federal de EPT de Minas Gerais a as principais informações utilizadas no processo decisório. Pesquisador: Lucas Maia dos Santos - IFMG - Campus Sabará

09h20 Prazer e sofrimento no mundo do trabalho: análise das vivências dos professores da Rede Federal de EPT de Minas Gerais. Pesquisador: Alan do Nascimento Ribeiro - IFMG - Campus Sabará
10h10 Conexões entre o mundo do trabalho, a educação e as tecnologias: perfil dos pesquisadores e extensionistas da Rede Federal de EPT de Minas Gerais. Pesquisador: Bráulio Silva Chaves - Cefet-MG - Campus Belo Horizonte. 
10h10 Mapeamento dos adensamentos vocacionais nas microrregiões onde se localizam as unidades da Rede Federal de EPT de Minas Gerais. Pesquisador: Eli Fernando Tavano Toledo - IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.
11h Tipos de acompanhamento de egressos: possibilidades e necessidades. Pesquisadora: Katia Alves Campos - IFSULDEMINAS - Campus Machado.
11h50 Intervalo para almoço
14h  Proposição de itinerários formativos para as unidades da Rede Federal de EPT de Minas Gerais: verticalização do ensino. Pesquisador: Sandro Roberto Fernandes - IFSudesteMG - Campus Juiz de Fora.
14h50 Atividades econômicas portadoras de futuro e os eixos tecnológicos da Rede Federal de EPT. Pesquisador: Thiago Magela Rodrigues Dias - Cefet-MG - Campus Divinópolis.
15h30  Encerramento.

Sobre o Observatório

O projeto reúne participantes das seis instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais (IFMG, IFNMG, IFTM, IFSULDEMINAS, IFSudesteMG e Cefet-MG) e tem como proposta produzir conhecimento sobre a realidade local e regional na qual essas unidades estão inseridas, de forma a apoiar o planejamento estratégico dos setores de Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional. Também analisa continuamente o impacto das instituições na transformação do ambiente social e econômico, de modo a aferir se a Rede Federal tem realmente atuado como indutora do desenvolvimento regional.

Sua estrutura de funcionamento é em rede, a partir da atuação de grupos de pesquisadores nas seis instituições, com coordenação do Instituto Federal de Minas Gerais. A proposta é que se desenvolvam pesquisas cujos resultados possam ser utilizados como apoio à tomada de decisão dos gestores.

Acesse a página do Observatório da EPT de Minas Gerais