Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores podem submeter propostas de cursos com oferta online pelo IFMG
conteúdo

Notícias

Servidores podem submeter propostas de cursos com oferta online pelo IFMG

Capacitações elaboradas por docentes ou técnicos administrativos devem ter duração de 20 ou 30 horas. Veja os detalhes sobre como se inscrever via SUAP até o dia 23 de agosto.
publicado: 29/06/2020 15h08, última modificação: 16/03/2024 09h15

Dois novos editais lançados pela Pró-reitoria de Extensão, na última sexta-feira, 26 de junho, vão selecionar propostas de cursos que serão ofertados online na plataforma +IFMG. No primeiro deles (nº 20/2020), os campi poderão propor capacitações com carga horária de 20 horas. Já no segundo (nº 21/2020), os cursos deverão ter duração de 30 horas. As propostas deverão contemplar temas ligados às seguintes áreas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, e trabalho.

Cada proponente poderá submeter até duas propostas, que deverão atender a pré-requisitos para serem caracterizadas como extensionistas e elegíveis. Os cursos devem ser direcionados ao público externo; se relacionar, direta ou indiretamente, com um dos eixos tecnológicos existentes no campus; complementar a qualificação para a prática profissional; e se basear em uma das áreas previstas. O não atendimento a esses requisitos implicará na eliminação da proposta.

Os cursos produzidos terão direito de uso cedidos ao IFMG e poderão ser aproveitados em disciplinas e/ou cursos existentes em quaisquer campi da instituição. Para melhor adequação às demandas pedagógicas, após o processo seletivo, poderão ser realizados ou solicitados ajustes nas propostas aprovadas.

O autor terá direito a uma bolsa de R$ 1.100, no caso do curso de 20h, e R$ 1.500, se for um curso de 30h. A critério do candidato, permite-se também a inscrição na modalidade voluntária (sem percepção de bolsa), o que deverá ser informado na inscrição. O proponente tem que ser servidor do IFMG, docente ou técnico administrativo, com graduação em qualquer área do conhecimento e vínculo (profissional ou de formação) com a área do curso.

Para o edital nº 20/2020, são elegíveis propostas de servidores dos campi que disponibilizaram recursos orçamentários, conforme reunião do Comitê de Extensão. São os campi Congonhas, Formiga, Ouro Branco e São João Evangelista. Já no edital nº 21/2020, serão aceitas propostas dos servidores dos campi Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares e São João Evangelista.

Nos dois editais, as propostas devem ser submetidas por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), no módulo “extensão>projetos>submeter-projetos”. O canal receberá inscrições até o dia 23 de agosto de 2020. Não serão aceitas inscrições extemporâneas em função de indisponibilidade de acesso à internet ou qualquer outra alegação. A divulgação do resultado final está prevista para 28 de agosto.

Edital nº 20/2020 (cursos de 20h) - campi Congonhas, Formiga, Ouro Branco e São João Evangelista

Edital nº 21/2020 (cursos de 30h) - campi Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares e São João Evangelista

registrado em: