Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular de inverno do IFMG está com 437 vagas abertas
conteúdo

Notícias

Vestibular de inverno do IFMG está com 437 vagas abertas

Cursos técnicos e de graduação são ofertados nos campi de Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves. Inscrições podem ser realizadas exclusivamente online até o dia 1º de junho de 2022.
publicado: 05/05/2022 10h13, última modificação: 09/05/2022 16h21
Foto: Jamil Silva

O IFMG está com 437 vagas abertas para cursos técnicos e de graduação em seu vestibular de inverno (Processo Seletivo 2022/2). As inscrições acontecem virtualmente no período de 5 de maio a 1º de junho. Os cursos são gratuitos e ofertados nos campi Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves, com início das aulas previsto para o 2º semestre letivo de 2022.

Inscrições Cursos Técnicos | Clique aqui

Inscrições Cursos Graduação | Clique aqui

Nesta edição, os candidatos aos cursos técnicos (subsequente e concomitantes) irão realizar prova presencial no dia 26 de junho. O exame terá 50 questões de múltipla escolha, divididas nas seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Dentre os cursos técnicos ofertados neste certame estão: Edificações, Mineração, Mecânica, Automação Industrial, Mecatrônica, Sistemas de Energia Renovável e Segurança do Trabalho. Eles serão ministrados no período vespertino ou noturno, de acordo com o campus. As informações podem ser acessadas no Edital 35/2022

E para os cursos de graduação é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio e utilize a nota obtida em uma das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no período de 2017 a 2021. Os cursos de graduação disponíveis neste processo seletivo são: Gestão da Qualidade, Administração e Processos Gerenciais. Os detalhes deste certame estão descritos no Edital 36/2022.

É importante que o candidato esteja atento as regras dos editais e sobre o funcionamento do sistema de cotas, além de acompanhar o cronograma e o conteúdo programático das provas. As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail vestibular@ifmg.edu.br

Como se inscrever? 

Os candidatos interessados em ingressar em uma das vagas no IFMG devem acessar a página de inscrições, possuir CPF próprio ou protocolo provisório, endereço de e-mail e Carteira de Identidade (RG). Além disso, o comprovante de inscrição deverá ser impresso e pago até a data do vencimento em qualquer agência bancária. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.

É possível solicitar isenção do pagamento desta taxa. Neste caso, o candidato poderá fazer o pedido entre os dias 5 e 20 de maio, deverá comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Os editais especificam todos os documentos exigidos para esta solicitação.

Curso Técnico Subsequente X Técnico Concomitante 

Neste Processo Seletivo 2022/2, são ofertados cursos técnicos subsequentes e concomitantes. O curso técnico subsequente é focado em quem já concluiu o Ensino Médio, mas está à procura de uma formação técnica de, no máximo, dois anos. Já o curso técnico concomitante é voltado a estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio que desejam ter uma formação técnica complementar. Eles devem estar matriculados em outra escola e fazer o técnico no IFMG.

Cronograma 

Período de inscrições 5 de maio a 1º de junho
Solicitar isenção de taxa de inscrição 5 a 20 de maio
Resultado dos pedidos de isenção 25 de maio
Prazo limite para pagamento do boleto bancário 7 de junho
Divulgação de lista de inscrições deferidas e indeferidas 10 de junho
Disponibilização do Cartão Definitivo de Inscrição (CDI) 21 de junho
Prova presencial para os cursos técnicos 26 de junho
Divulgação do gabarito 27 de junho
Publicação do resultado preliminar da graduação 28 de junho
Prazo de recursos contra resultado preliminar da graduação 29 e 30 de junho
Resultado final da graduação 6 de julho
Publicação do resultado preliminar dos cursos técnicos 8 de julho
Prazo de recursos contra resultado preliminar cursos técnicos 9 a 11 de julho
Resultado final dos cursos técnicos 12 de julho

Saiba mais: 

Acesse o hotsite do Processo Seletivo 2022/2

Página de inscrições e Edital 35/2022 | Cursos Técnicos | Clique aqui

Página de inscrições e Edital 36/2022 | Cursos Superiores | Clique aqui

Manual do Candidato | Clique aqui


Notícias relacionadas:

IFMG publica editais de seu vestibular de inverno