Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Gestão de Pessoas > Desenvolvimento de Pessoas > Qualidade de vida no trabalho > IFMG institui Política de Qualidade de Vida no Trabalho

IFMG institui Política de Qualidade de Vida no Trabalho

publicado 15/07/2021 18h30, última modificação 15/07/2021 18h47

O IFMG instituiu, por meio da Portaria nº 428/2021, a Política de Qualidade de Vida no Trabalho, documento que reúne conceitos, princípios e diretrizes que visam nortear as ações para promover o bem-estar no ambiente de trabalho .

A portaria tem como objetivo orientar a prática de promoção à saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho para os servidores e colaboradores; promover o bem-estar e segurança no trabalho dentro da Instituição, considerando os diversos aspectos que compõem a integralidade do ser humano, e contribuir para a efetividade da função social do Instituto.

A política é fruto de um trabalho conjunto da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDPES) e o Setor de Qualidade de Vida, Segurança e Desenvolvimento (QVSED) , ambas vinculadas à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, e foi construída com base na pesquisa sobre Qualidade de vida no Trabalho realizada com os servidores do IFMG, em fevereiro deste ano.

Importante ressaltar que a política é apenas um norteador para os programas que serão construídos em colaboração com as comissões de QVT dos campi e com base nas percepções e anseios apresentados pelos servidores nas pesquisas realizadas no IFMG.

Para Rafaela Lucarelli, coordenadora da CDPES a construção da política é um grande avanço dentro da Instituição, que vem buscando o melhor atendimento aos servidores: “este foi o primeiro passo de um longo caminho a trilhar”.

Silvana Nahas, chefe do Setor de Qualidade de Vida, Segurança e Desenvolvimento (QVSED), ressalta a importância de uma política construída com base nos anseios dos servidores. “ Será possível disseminar projetos e ações em todas as unidades do IFMG com base numa concepção ampla de QVT que valoriza as diversas dimensões da relação do servidor com seu trabalho por ele identificada”.

A Política de QVT prevê ainda a constituição das comissões de Qualidade de Vida no trabalho nos campi e Reitoria, que são mais uma ferramenta de participação democrática e ativa dos servidores no processo.

Venha fazer parte dessa ação tão importante para o IFMG, procure a gestão do seu campus/Reitoria e manifeste seu interesse de fazer parte das comissões de QVT do Instituto.

Qualquer dúvida ou sugestão podem ser encaminhadas para o e-mail qvt@ifmg.edu.br.

registrado em: