conteúdo

Planejando o futuro!

publicado 24/09/2021 11h26, última modificação 24/09/2021 11h27

O aumento da expectativa de vida no Brasil é uma realidade comprovada mediante estudos realizados pelo IBGE anualmente, o qual estima que a população com 60 ou mais anos de idade, deve atingir 41,5 milhões, em 2030, e 73,5 milhões em 2060.  Uma das mudanças recentes decorrentes desse aumento da .expectativa de vida da população foi a Reforma da Previdência em 2019, cujos termos são claros quanto à necessidade atual de se postergar a aposentadoria,, já que o cenário econômico mudou bastante, considerando que além das pessoas estarem vivendo mais , os  jovens estão  entrando quase vez mais tarde no mercado de trabalho e muitas pessoas trabalhando informalmente o que diminui a arrecadação.

A decisão de se aposentar deve ser tomada espontaneamente e não motivada por fatores de ordem pessoal ou profissional para que se torne algo positivo para o servidor e não motivo de arrependimento futuro ou algo negativo em sua vida que venha trazer sofrimento e dor. Para que isso ocorra é necessário que haja um planejamento.

Então, Planeje-se! Leve em conta alguns fatores como:

Econômico-financeiro

O servidor precisa estar preparado para a redução da remuneração e buscar alternativas financeiras que sirvam como complementação da renda ou reduzir suas despesas de forma que a redução da remuneração não venha acarretar impacto negativo na sua qualidade de vida. Sabe-se que com a aposentadoria, há perdas significativas na remuneração do servidor como a exclusão do pagamento de insalubridade, abono de permanência, auxílio alimentação, auxílio transporte, cargo em comissão e outros devidos somente em função da ocupação do cargo.

Por este motivo, é importante que o servidor tenha em mente quais serão os seus proventos depois de aposentado, se deseja exercer outra atividade, ou ainda, se qualificar (pós-graduação, mestrado, doutorado) para que através de progressão salarial consiga no futuro ter um salário melhor que de certa maneira compensar estas perdas, lembrando ainda que se o salário for acima do teto da previdência é importante investir em um plano de previdência complementar.

Convívio Social 

O trabalho também ocupa um lugar importante na vida das pessoas, convívio social, rotina diária, sentimento de utilidade e muitas vezes a aposentadoria pode vir acompanhada de uma certa tristeza por acreditar que não é mais útil na sociedade. Por isso, é importante também planejar outras atividades, realizar sonhos antigos e ter novos projetos. É uma nova fase da vida que se inicia e deve ser agradável.

Saúde Física e Mental

Cuide da sua saúde agora, mesmo que ainda falte um tempo para se aposentar para quando chegar a hora, você sinta-se ativo e disposto.  Procure participar de atividades em grupo, como dança, aulas de pinturas, teatro e afins. Pergunte no seu bairro sobre praças e parques onde sejam administradas aulas grátis de atividades físicas, como ioga ou tai chi chuan. Viaje! Mesmo que não seja para lugares distantes. Um passeio em cidades próximas também são ótimos para conhecer pessoas e lugares diferentes que agreguem boas experiências à sua vida. Use o tempo livre para estar junto de amigos e familiares queridos. Ter a companhia de pessoas agradáveis e se sentir amado é ótimo para manter a saúde do corpo e da mente. Aproveite para conhecer pessoas da mesma idade, que estejam passando pelo mesmo momento. Certamente haverá muita troca positiva.

Referências bibliográficas:

BRASIL. Portaria nº 12, de 20 de novembro de 2018 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão/ Secretaria de Gestão de Pessoas. Institui diretrizes gerais para promoção da educação para aposentadoria dos servidores públicos civis da União. Publicada no Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, Edição 223, Seção I, 21 nov.2018. p. 161. 

SILVA, Glauciane da. Visando o amanhã: planejamento e implementação do programa de preparação para aposentadoria da Anvisa. 2020.

 

Ficou com dúvidas sobre sua aposentadoria? Confira no link um informativo elaborado pela Coordenação de Pagamentos da PROGEP sobre a Reforma da Previdência

 

Curso sobre Preparação para a Aposentadoria

A Escola Nacional de Administração Pública - ENAP oferece gratuitamente, na modalidade de ensino à distância, o curso Preparação para Aposentadoria - Caminhos, o qual aborda assuntos como planejamento financeiro, aspectos psicossociais e projetos de vida para a aposentadoria.

É uma excelente oportunidade para saber mais sobre o tema e iniciar o processo de reflexão sobre este importante momento da vida. 

Aproveite para conhecer o nosso espaço no site acessando - Qualidade de Vida no Trabalho
Queremos te ouvir: : qvt@ifmg.edu.br
Fique ligado nas próximas edições.
registrado em: