Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos dos Cursos Técnicos Integrados participam de visita técnica à Feira Internacional de Robótica

A ARDUINO DAY é considerada a maior Feira Colaborativa de robótica do mundo.
por Gabriela Nunes publicado: 04/04/2017 17h49, última modificação: 05/04/2017 16h51

No último sábado, dia 01/04, os alunos dos Cursos Técnicos Integrados do IFMG, Campus Ribeirão das Neves, fizeram uma visita técnica à Feira Internacional de Robótica (ARDUINO DAY), considerada a maior Feira Colaborativa de robótica do mundo. Pela iniciativa do coordenador do curso Técnico Integrado em Informática, professor Moisés Pereira, e com o apoio do diretor geral, professor Charles Diniz, a participação foi estendida também aos cursos de Administração e Eletroeletrônica, além do próprio curso de Informática.

O ARDUINO DAY é um evento internacional e anual que acontece simultaneamente em diversas cidades. Nesse ano, o evento aconteceu na Escola Profissionalizante Santo Agostinho, localizada no bairro Brasil Industrial (Barreiro de Cima).

Cerca de 80 alunos tiveram a oportunidade de participar de workshops de introdução ao Arduino e de visitar stands com a apresentação de projetos com a utilização do Arduino, entre eles: impressora 3D, célula braille, verde drone, CNC com Arduino, carro robótico e casa autônoma. Foram importantes momentos de troca de experiências e aprendizado.

"Achei muito legal! Eu nunca tinha ido numa coisa assim na minha vida! O mais bacana é que havia diversos projetos que estavam voltados mais para ajudar a sociedade, mesmo tendo projetos que já estavam sendo monetizados." (Mateus André da Silva, aluno do Técnico Integrado em Eletroeletrônica).

Para o aluno do Técnico Integrado em Informática, Yan Pablo dos Santos Rodrigues, os projetos não eram tão complicados como pareciam: "Gostei bastante de ver projetos que são possíveis de serem feitos! Não achei tão complicado assim, nem é um bicho-de-sete-cabeças: é algo simples que pode ajudar muito as pessoas. A gente aprendeu coisas novas e tivemos a oportunidade de aprender a mexer com Arduino."

"Achei super interessante! Os expositores foram muito atenciosos até para quem não era da área. Pude mexer com o Arduino pela primeira vez e ver como essas coisas funcionam, e isso foi muito marcante pra mim. Gente, eu fiz até um semáforo funcionar! Muito legal!" (Lays de Paula, aluna do Técnico Integrado em Administração).

O professor Luiz Drumond enfatizou a importância desse tipo de evento para instigar o potencial dos alunos da região metropolitana de Belo Horizonte: "Achei muito interessante difundir projetos em prototipação de aplicações, ainda mais envolvendo alunos de ensino médio ao invés de ser algo exclusivo do ensino superior."

A visita foi acompanhada pelos professores Moisés Pereira, Charles Diniz, Luiz Drumond, Luiz Nogueira, Robert Correa e Ronan Augusto, e pelas intérpretes de Libras: Débora Goulart e Beatriz Diniz.