Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ribeirão das Neves promove a SNCT 2016 com o tema "Ciência alimentando o Brasil"

por Gabriela Nunes publicado: 03/11/2016 14h28, última modificação: 03/11/2016 14h28

Realizada entre os dias 20 e 22 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T) este ano teve como tema “Ciência Alimentando o Brasil”. Durante os três dias de evento, as comunidades acadêmica e externa puderam aproveitar a programação no campus de Ribeirão das Neves, que contou com a presença de convidadas do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), da PUC Minas, da Escola de Dança Spiral, e de alunos egressos do IFMG de Neves.

A abertura da SNC&T, na noite do dia 20, foi agraciada com as presenças da analista técnica do SENAR, Marília Saraiva Pereira, acompanhada da Assessora Pedagógica, Cristiane Cristina Trigueiro. Na palestra intitulada “Do campo à mesa”, Marília utilizou de sua vasta experiência na área de bovinocultura de leite e nos deu uma aula, de forma clara e irreverente, sobre como a ciência está presente desde a criação dos bovinos até a chegada do alimento em nossas casas.

De acordo com o professor Rafael Moraes, entre várias questões, a palestrante ajudou a plateia a refletir sobre o tratamento dado aos animais, o cuidado no transporte (que é uma etapa crucial do ciclo e que, em outras cadeias da produção de alimento, costuma ser, junto à manipulação, o grande responsável pelo desperdício), o respeito no momento de abate e a importância de se conhecer a procedência das carnes.

Ainda na noite de abertura, tivemos a participação dos gestores Diego Araújo da empresa Villa Burguer e de Leandro Camargos Barbosa e Julianderson Chaves de Souza da empresa JBS Foods do Grupo Seara Alimentos, todos egressos do IFMG. Eles participaram de um Painel que debateu sobre Gestão na cadeia produtiva alimentícia conduzido pelo professor Carlos Henrique Nunes.

No dia 21/10/2016 (sexta-feira), os estudantes do curso pró-técnico do IFMG - Campus Ribeirão das Neves receberam a visita dos monitores da PUC Danielle Ornelas Amorim e Arthur Lamounier Santos Varella. Os dois monitores são estudantes de Ciências Biológicas engajados em grupo de pesquisa cujo principal foco é a elaboração e aplicação de jogos didáticos. Segundo o docente Heberton Corrêa, Arthur e Danielle abrilhantaram a tarde de nossos estudantes, desenvolvendo com eles conhecimentos sobre doenças endêmicas, como a esquistossomose, e principalmente trabalhando de forma lúdica a relação vida saudável/atividades físicas e alimentação.

Ainda na sexta-feira, fechando a programação do segundo dia, aconteceu o Jogo Passa ou Repassa da Gestão. Segundo o prof. Luiz Nogueira foi uma ótima experiência para trabalhar conceitos relacionados a Gestão e Negócios de forma lúdica e descontraída. A condução do jogo por parte do DA do curso de TPG e a representação nas equipes de todas os cursos do IFMG permitiu ainda uma grande interação dos alunos e alunas.

No sábado, dia 22 tivemos uma série de atividades que iniciaram com um gostoso café da manhã comunitário.

Logo após o lanche, fomos agraciados com a exibição da Spiral escola de dança de Ribeirão das Neves. Foram apresentados 9 atos que envolveram dança contemporânea, balé e um solo da responsável pela escola, Raquel Miranda.

Em seguida, dando continuidade à programação do evento, foram exibidos dois documentários. O primeiro denominado “Alimentos Transgênicos: Mal ou necessidade?” e o segundo “Quanto vale 1/3?”.

De acordo com a servidora Listhiane Ribeiro, através da exibição de trechos do filme "O mundo segundo a Monsanto" e do discurso do ambientalista Mark Lynas na "Conferência Agrícola de Oxford" tivemos a intenção de iniciar um debate sobre a necessidade e o risco associado a chegada de alimentos geneticamente modificados as nossas mesas. Já na exibição e discussão do segundo documentário buscamos discutir os impactos ambientais, sociais e econômicos que as perdas e desperdícios de alimentos impõem ao mundo atualmente.

Durante toda manhã do dia 22/10, foi realizado também o 1º torneio esportivo do IFMG. De acordo com o relato do professor Renan Silva, a semana de ciência e tecnologia do Campus Ribeirão das Neves do IFMG foi um conjunto de eventos muito importantes para os estudantes. O cuidado da comissão organizadora com pequenos detalhes e também com o todo do evento contribuiu para que tudo acontecesse de forma harmônica e tranquila.

No sábado aconteceu o torneio de futsal. Promovido pelo Diretório Acadêmico – D.A., o evento proporcionou momentos de descontração e socialização entre alunos, alunas e servidores. O destaque foi sem dúvidas o empenho dos jogadores que, independentemente dos resultados, tiveram alto comprometimento e respeito para com todos, demonstrando um nível altíssimo de Fair Play, (em português: Jogo Limpo).

O sucesso dos jogos indica que em breve novas atividades corporais e esportivas acontecerão com participação ainda maior da comunidade escolar. Parabéns a todos e todas, registrou o professor Ronan.

Por fim o Diretor Geral do Campus, professor Charles Diniz, nos deixa a mensagem que a Semana de Ciência & Tecnologia é um dos eventos mais importantes do ano para o nosso Campus. É o momento em que a comunidade acadêmica tem a oportunidade de mostrar todo o trabalho desenvolvido na instituição e assim contribuir para a integração comunidade x IFMG, entre os servidores e alunos e para a Ciência do País como um todo. Foi, é e será sempre prioridade na nossa gestão.

Agradecemos a participação de todos servidores, colaboradores, alunos, alunas e convidados na Semana de Ciência e Tecnologia 2016.

Até o próximo evento do IFMG Campus Ribeirão das Neves!