Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ribeirão das Neves recebe cadeira de rodas da campanha "Lacre do bem"

Campus Ribeirão das Neves recebe cadeira de rodas da campanha "Lacre do bem"

O Lacre do Bem consiste em arrecadar lacres de latinhas de alumínio e, com a reciclagem desses lacres, adquirir cadeiras de rodas que são doadas para pessoas com mobilidade reduzida, creches e outras instituições.
por Gabriela Nunes publicado: 17/03/2017 19h24, última modificação: 17/03/2017 19h24

O Lacre do Bem é uma campanha que foi idealizada por Julia Fernandes Rodrigues Macedo. Aos 9 anos, a menina teve a ideia depois que seus pais, Nelson e Ivete, fizeram uma doação em dinheiro à Creche Tia Dolores, instituição com sede no bairro Saudade, em Belo Horizonte, que acolhe crianças com paralisia cerebral. O agradecimento chegou à família em carta, impressa em bonequinhos de papel. Aqueles, que, recortados, ficam de mãos dadas. Com certeza, arte feita pelas próprias crianças da instituição. Julia ficou encantada e quis retribuir. Pesquisou na internet e encontrou o site do Rotary Club de Blumenau (SC), parceiro da promoção de uma empresa para a doação de cadeiras de rodas. As rodas das cadeiras doadas são fabricadas com lacres doados derretidos.  A partir disso, Julia iniciou a coleta de lacres que precisariam encher 80 garrafas PET com capacidade de dois litros para a troca por uma cadeira de rodas.

Sua proposta ganhou colaboradores na escola, de modo que colegas, professores, diretora e até os funcionários da cantina se uniram para ajudá-la. Depois, com a ajuda dos pais, Julia produziu um folder ilustrado, convidando outras pessoas para entrar nessa corrente.

Ou seja, o Lacre do Bem consiste em arrecadar lacres de latinhas de alumínio e, com a reciclagem desses lacres, adquirir cadeiras de rodas que são doadas para pessoas com mobilidade reduzida, creches e outras instituições.

Em setembro de 2016, o IFMG campus Ribeirão das Neves, através do NAPNEE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), solicitou ao Lacre do Bem uma cadeira de rodas. O objetivo era disponibilizá-la para toda a comunidade acadêmica, tendo em vista que o campus está situado em um terreno íngreme e, eventualmente, recebe estudantes, visitantes e/ou servidores com mobilidade reduzida temporária.

No dia 09 de março de 2017, o Lacre do Bem comemorou a entrega de 155 cadeiras de rodas doadas desde o início da campanha, em 2013.  E foi nesta data que o IFMG campus Ribeirão das Neves recebeu sua cadeira por indicação da empresa UNITEC Semicondutores, sediada no município de Ribeirão das Neves. Quem realizou a entrega foi a empresa AeC. Participaram deste evento o Diretor Geral do campus, Professor Charles Martins Diniz, e a Diretora de Ensino, Professora Maria das Graças de Oliveira.