Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro Esportivo 2022 volta ao formato presencial
conteúdo

Notícias

Encontro Esportivo 2022 volta ao formato presencial

12ª edição do evento será sediada pelo Campus Ouro Preto, no final do mês de novembro. Futsal, peteca, vôlei e atletismo são modalidades previstas, além dos tradicionais tênis de mesa e xadrez.
por Gabriela Nunes publicado: 30/09/2022 10h55, última modificação: 30/09/2022 10h55

O Encontro Esportivo do IFMG reúne, anualmente, estudantes dos diversos campi em competições que têm como objetivo último valorizar o caráter educativo e socializador do esporte, por meio do respeito ao coletivo e à diferença. Em 2022, o evento volta a ser realizado de forma presencial, no Campus Ouro Preto, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro. São esperados cerca de 800 estudantes, de todos os campi, envolvidos nas competições.

Promovido desde 2009 (leia mais sobre a história do evento), o encontro proporciona experiências significativas de aprendizado e de lazer para alunos, servidores e comunidade, fortalecendo o vínculo entre os participantes e o IFMG. Buscando promover a aproximação com a comunidade e dar oportunidade para que professores de escolas públicas e privadas possam participar, serão realizadas, também, oficinas para estudantes e docentes externos à instituição. "Entendemos que o encontro esportivo, para além dos jogos competitivos, também é um espaço para formação e interlocução com a comunidade. Então as oficinas são para formar e divertir", comenta o coordenador do Programa Institucional de Esporte e Lazer do IFMG (PIEL), Rodrigo Gomes.

Aguarde...

Em breve, os professores de Educação Física de cada campus irão realizar as seletivas que comporão as suas delegações para os jogos. Para as oficinas, serão abertas inscrições em datas próximas ao evento.

MODALIDADES 2022
- Modalidades coletivas presenciais: Futsal, Peteca dupla e Voleibol.
- Modalidades individuais presenciais: Atletismo, Tênis de mesa e Xadrez.
- Jogos virtuais onlineFreeFire, Fifa e LOL

Oficinas para formação de professores: Lazer, esportes de aventura, avaliação, saúde, danças, jogos e brincadeiras, juventude, avaliação física, primeiros socorros e pedagogia crítica.
Oficinas para formação de estudantes: Dança, teatro, circo, yoga, automaquiagem, lutas, meditação, lazer, entre outros.

Identidade

Criada pelo servidor do Campus Ouro Preto, Luiz Santiago, a partir da solicitação da Coordenadoria de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão, "o logotipo está dentro de um contexto que busca fundir várias modalidades esportivas em um único fator de ideias", conforme explica o próprio idealizador. Essas modalidades estão representadas pelos arcos de formas opostas que criam uma aproximação e disputa, e ao mesmo tempo, buscam usar a força, a resistência e a genialidade, proporcionando a união, a competitividade e o respeito entre eles. Também foram usadas as cores verde e vermelho fazendo referência a logo do Instituto. “Trata-se de uma simbologia de disputa e conquista que, de forma abstrata, nos mostra algumas das modalidades do 6º Encontro Esportivo”, comenta Luiz.

A última edição presencial do Encontro Esportivo ocorreu em 2018, em Venda Nova, Região Metropolitana de BH. Relembre!

História

O Encontro Esportivo é, hoje, uma das ações vinculadas ao Programa Institucional de Esporte e Lazer do IFMG (PIEL). Institucionalizado em 2015, o evento vem sendo realizado desde 2009, como uma das ações do coletivo de professoras e professores de Educação Física do Instituto, em parceria com a Reitoria e as Diretorias dos campi. Desta maneira, as várias edições do Encontro Esportivo deram base e propulsão para criação e institucionalização do PIEL no Instituto.

Por sua vez, o PIEL foi instituído em janeiro de 2018, por meio da Portaria no 16/2018, que regulamenta, no âmbito do IFMG, as ações institucionais voltadas às práticas esportivas, experiências culturais, atividades físicas e vivências de lazer para crianças, jovens e adultos pertencentes a comunidade interna e externa. Desde então, o coletivo de professoras e professores de Educação Física do IFMG em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, a Diretoria de Cultura, Esporte e Relações Institucionais e a Diretoria de Assistência Estudantil do IFMG, vêm trabalhando em atividades integradas com vistas à reestruturação, planejamento e organização do Encontro Esportivo. Estas atividades são desenvolvidas para que a realização do Encontro Esportivo atenda ao estabelecido na Lei no 9.615 de 1998, que caracteriza o desporto educacional como atividade praticada nos sistemas de ensino evitando-se a seletividade e a hipercompetitividade de seus praticantes.

Em 2021, devido à pandemia de Covid -19, o Encontro Esportivo ocorreu de forma remota, virtualmente. Foram realizadas oficinas, palestras, mesas redondas, jogos virtuais entre outras ações que contemplavam estudantes e servidores, professores de Educação Física externos ao IFMG (redes municipais, estaduais e particulares), bem como outras pessoas da comunidade interessadas na temática do evento. 

ENCONTRO ESPORTIVO 2022: Representações e grupos de trabalho para desenvolvimento das ações locais e intercampi:
- Coordenação geral do Programa Institucional de Esporte e Lazer do IFMG (PIEL), portaria nº 166, de 9 de março de 2021;
- Seleção e designação de bolsista da Proex para atuar como executor das ações necessárias ao desenvolvimento do programa;
- Nomeação de representantes locais do Piel, portaria nº  321, de 16 de março de 2022;
- Nomeação da comissão responsável por organizar a proposta do Encontro Esportivo 2022, portaria nº 6, de 4 de janeiro de 2022.