Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Ribeirão das Neves são destaques no SISU
conteúdo

Notícias

Estudantes do Campus Ribeirão das Neves são destaques no SISU

por Gabriela Nunes publicado: 14/06/2021 16h44, última modificação: 21/06/2021 12h11

Os estudantes do IFMG Campus Ribeirão das Neves alcançaram excelentes resultados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do Ministério da Educação (MEC) que utiliza o Enem como critério para preenchimento de vagas em instituições públicas de ensino superior.

O IFMG parabeniza os aprovados:

Adriana Cristina de Oliveira Souza Soares - Antropologia (UFMG)

Alfredho Alves de Oliveira Salvador - Ciências Biológicas (IFMG Campus São João Evangelista)

Ana Luiza Soares Milson - Processos Gerenciais (IFMG Campus Ribeirão das Neves)

Andreza Helen de Lima Santos - Pedagogia (UFMG)

Fabio Augusto Araujo Santos - Sistemas de Informação (IFMG Campus Sabará)

Fernanda Taissa Andrade de Araújo - Matemática (UFMG)

Gustavo Rodrigues de Oliveira - Engenharia Civil (UFMG)

Hellen Romanhol Rebonatto - Nutrição (UFMG)

Iaf Fantine Leal Cruz - Ciências Socioambientais (UFMG)

Iago Ferreira de Morais - Física (USP)

João Gabriel de Oliveira Costa - Engenharia Elétrica (Unifei Campus Itabira)

Julia Marques de Andrade - Turismo (UFMG)

Lidia Nataly Santos Sousa - História (UFMG)

Maria Vitória dos Santos Meira - Ciências Socioambientais (UFMG)

Mariana Pugira Galvão - Fonoaudiologia (UFMG)

Matheus Esteves Souza Silva - Engenharia da Computação (UFU)

Matheus Lucas Souza de Lima - Direito (UFU)

Pedro Lucas Moreira dos Santos - Engenharia Mecatrônica (UFSJ Campus Ouro Branco)

Samara Sami Pereira da Silva - Fonoaudiologia (UFMG)

Samuel Felipe de Oliveira - Matemática (UFMG)

Tatiane da Silva Duarte - Medicina Veterinária (UFMG)

Thalita Cascalho dos Santos - Administração (IFMG Campus Ribeirão das Neves)

Confira o relato de alguns desses estudantes:

 

ADRIANA (1).jpgAdriana Cristina de Oliveira Souza Soares

Fiz o Enem 2020, que me permitiu ingressar no curso e na universidade que eu tanto sonhava há muito. Hoje, faço Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e foi um pulo terminar o ensino médio/técnico em março e iniciar a faculdade em maio. Tenho certeza absoluta que ter estudado no IF contribuiu para que esse sonho pudesse virar realidade, as aulas, os cursos, as monitorias… fora que o amadurecimento e a convivência com servidores, professores e colegas moldou a pessoa que sou hoje, lapidando meu senso crítico, ampliando a minha mente e me flexibilizando como ser humano presente e atuante na sociedade. Agradeço a Deus por cada oportunidade que ladrilha meus caminhos e a todos dessa querida instituição, IFMG, da qual hoje só guardo um infinito carinho, um afeto, uma saudade dos momentos inesquecíveis e um até logo.

Aos atuais estudantes eu deixo um conselho: não desperdicem as oportunidades que tiverem, persistam na fé, dediquem-se, extraiam e façam frutificar cada experiência e aprendizado que tecerem e usem isso como adubo para seus sonhos!

 

TATIANE (1).jpgTatiane da Silva Duarte

Os anos que estudei no IF foram muito importantes na minha vida, eu obtive muitos conhecimentos em diversas áreas e, principalmente, cresci de forma pessoal. Todas as aulas, projetos, eventos e palestras me proporcionaram muitos aprendizados que levarei pelo resto da minha vida. Os servidores do Campus e professores são pessoas que sempre auxiliam os alunos em qualquer aspecto, sempre pensando no melhor para o nosso progresso. Com toda certeza, se eu não tivesse estudado no Instituto, não teria o ótimo preparo para o ENEM e não teria ingressado em uma das melhores Universidades do Brasil. Obrigada a todos que fazem parte do IF e que de alguma forma me ajudaram a chegar onde estou. Orgulho de ser IFMG!

 

 

 

JULIA MARQUES (1).jpgJulia Marques de Andrade

Ingressei no IFMG Campus Ribeirão das Neves no ano de 2018 no curso técnico integrado em administração. Desde então foram muitas mudanças e desafios na minha trajetória, primeiramente com a adaptação da carga horária que a princípio eu não tinha costume, a quantidade de disciplinas e etc. Porém a equipe do IFMG sempre deu muita assistência e suporte e, aos poucos, esses desafios foram superados. Agora no ano  de 2021, apesar de atrasos causados pela pandemia do Coronavírus, concluí o ensino médio, e tenho muito a agradecer a esta instituição que me passou muitos ensinamentos, não só acadêmicos mas também na minha formação como ser humano. Desde sempre a atenção que os professores e a equipe do NAE possuem com os alunos é de grande admiração, mesmo neste momento tão difícil que foi dar continuidade às aulas, de forma remota. Acredito que foi um grande desafio a todos os profissionais do campus conseguir atender às nossas demandas de forma remota, principalmente no ano que seria a nossa tentativa de ingressar em uma universidade, mas posso dizer com orgulho que apesar de tudo eles conseguiram. Em maio de 2021 ingressei no Curso de graduação em Turismo na UFMG, e no momento estou trabalhando em um projeto de empreendimento no ramo de vestuários, que em breve estará em prática. Sou muito grata pelas conquistas e experiências que o IFMG me proporcionou e tenho certeza que muitas outras virão.

 

PicsArt_06-13-12.35.36.jpgMaria Vitória dos Santos Meira

Meu nome é Maria Vitória tenho 18 anos e atualmente estudo na Universidade Federal de Minas Gerais. Quando ingressei no IFMG para o curso de Técnico em Administração, foi uma grande realização para mim, pois com apenas histórico escolar em escolas públicas e sem cursos particulares preparatórios, sempre era desencorajada sobre as chances de uma carreira estudantil em instituições federais. Durante o ensino médio, através das inúmeras oportunidades extracurriculares oferecidas no IFMG, realizei o processo seletivo para uma iniciação científica em bolsa de pesquisa, mas não esperava que essa oportunidade causaria tanta influência em minha escolha para o vestibular. Desenvolvi o projeto "Economias que não utilizam de fontes exploratórias dos recursos naturais como principal fonte de renda", orientada pelo professor Márcio Portes. As atividades para o desenvolvimento da pesquisa envolviam muita leitura de projetos científicos e um grande referencial teórico sobre a pauta ambientalista. E foi nesse ponto onde me encontrei cativada pelo tema. Já na época do vestibular, como muitos alunos, ainda restavam-me dúvidas de qual caminho percorrer, e pelo grande incentivo do IFMG resolvi seguir na área escolhida em minha pesquisa. Hoje curso Ciências Socioambientais na Universidade Federal de Minas Gerais e só tenho agradecimentos à instituição e aos professores que me auxiliaram nesse caminho, dando ênfase ao meu orientador Márcio. Após o início dos estudos também tive facilidade com o tema das atividades universitárias pois o nível exigido para pesquisa me deu base preparatória para essa nova realização.

 

IMG-20190426-WA0040.jpg

Alfredho Alves de Oliveira Salvador

Meu nome é Alfredho Alves de Oliveira Salvador. Cursando eletroeletrônica no IF de Ribeirão das Neves, obtive diversos aprendizados e momentos nos quais só um IF pode nos proporcionar. Eles foram de grande importância para a minha evolução pessoal. Hoje posso dizer que estou cursando licenciatura em ciências biológicas, e como um bom filho de IF, só mudei o Campus, estou atualmente no campus de São João Evangelista, onde sei que irei ter novas aventuras e um ótimo ensino. Abro uma deixa para dizer que, se você tem vontade de ser um aluno do IF ou acabou de entrar, se dedique o suficiente para ser o seu melhor, a cada dia que se passe, e tente aproveitar cada instante, pois 3 anos são longos, mas passam rápido demais! Abraço!

 

 

 

*Se seu nome não constar na lista ou desejar fazer um relato, gentileza nos informar: comunicacao.ribeirao@ifmg.edu.br