Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG publica editais do Processo Seletivo 2020/2
conteúdo

Notícias

IFMG publica editais do Processo Seletivo 2020/2

Devido à pandemia, seleção que costumava ocorrer entre maio e junho será realizada em outubro. No ingresso da graduação, candidatos poderão utilizar nota do Enem. Inscrições entre 1º e 16 de outubro.
por Gabriela Nunes publicado: 29/09/2020 13h41, última modificação: 29/09/2020 13h56

O IFMG publicou nesta terça-feira, 29 de setembro, os três editais que regem o Processo Seletivo 2020/2, que vai selecionar novos alunos para cursos técnicos e superiores.

O Campus Ribeirão das Neves oferta, neste processo seletivo, 35 vagas para o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (noturno).

Conforme os documentos (editais 54, 55 e 56/2020), o período de inscrições será entre os dias 1º e 16 de outubro. Já a taxa de inscrição terá o valor de R$ 10. As solicitações de isenção deverão ser encaminhadas nos dias 1º e 2 de outubro.

Devido à pandemia, este processo seletivo, que costumava ocorrer entre os meses de maio e junho, será realizado em outubro. O processo para ingresso nos cursos de graduação, assim como em anos anteriores, ocorrerá com o aproveitamento da nota de uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com os editais 55 e 56, serão abertas 429 vagas, distribuídas em 13 cursos, sendo nove técnicos e quatro superiores. As oportunidades de formação profissional são para os campi do IFMG em Bambuí, Congonhas, Ibirité, Governador Valadares, Ouro Preto e Ribeirão das Neves. No caso de ingresso no ensino técnico, há opções de cursos concomitantes (quando o aluno faz o Ensino Médio regular numa outra escola e cursa o técnico simultaneamente no IFMG) e subsequentes (para candidatos que possuem o Ensino Médio concluído).

Os interessados em se inscrever deverão acessar o endereço de inscrições, que será disponibilizado a partir de 1º de outubro no site do IFMG. Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência.

Candidatos surdos que precisarem de orientações especiais devem solicitar atendimento pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br.

Acesse a página do Processo Seletivo 2020/2

Edital nº 55/2020 - cursos técnicos

Edital nº 56/2020 - cursos de graduação

Confira a relação dos cursos e vagas ofertadas:

CURSOS TÉCNICOS

Concomitantes (simultâneo ao Ensino Médio) Vagas Campus
Técnico em Automação Industrial 40 Ibirité
Técnico em Edificações 35 Congonhas
Técnico em Mecatrônica 40 Ibirité
Técnico em Mineração 35 Congonhas
Técnico em Sistemas de Energia Renovável 40 Ibirité
Subsequentes (posterior ao Ensino Médio) Vagas Campus
Técnico em Agropecuária 30 Bambuí
Técnico em Edificações 25 Ouro Preto
Técnico em Mecânica 35 Congonhas
Técnico em Segurança do Trabalho 36 Ouro Preto

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Curso Vagas Campus
Engenharia Mecânica 20 Congonhas
Engenharia de Produção 40 Governador Valadares
Tecnologia em Gestão da Qualidade 18 Ouro Preto
Tecnologia em Processos Gerenciais 35 Ribeirão das Neves