Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos do IFMG oferecem consultoria gratuita para microempreendedores

Projetos do IFMG oferecem consultoria gratuita para microempreendedores

Cada projeto receberá aporte de R$20.700 que irá custear bolsas de extensão para estudantes dos cursos técnicos e de graduação durante seis meses.
por Gabriela Nunes publicado: 24/06/2021 13h10, última modificação: 24/06/2021 13h10

A pandemia da Covid-19 trouxe grandes desafios para os empreendedores e, consequentemente, despertou a necessidade de remodelar os negócios e adaptar as estratégias e formas de relacionamento com os clientes durante a crise econômica. A partir disso, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) lançaram o programa IF Mais Empreendedor Nacional, ação que visa prestar consultoria gratuita para micro e pequenos empresários afetados pela pandemia.

Em março, o IFMG lançou o Edital 19/2021 (chamada interna) para selecionar propostas institucionais que atendessem ao programa IF Mais Empreendedor. Foram homologados sete projetos que irão atender Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e Empreendedores Individuais (EIs) localizadas nas cidades de Bambuí,  Formiga, Ouro Branco, Ribeirão das Neves, Sabará e São João Evangelista com consultorias gratuitas e soluções empresariais.

Segundo o coordenador do programa no IFMG, professor Norimar de Melo Verticchio, cada proposta receberá R$20.700,00 referente ao custeio de bolsas durante seis meses. "Finalizamos a chamada interna e temos seis campi envolvidos, 42 estudantes bolsistas, 23 estudantes voluntários, 28 servidores e 77 pequenas empresas que irão receber todo o aporte de consultoria empresarial e de modernização nas estratégias de negócios", disse ele ao salientar que durante o Planeta IFMG acontecerá o bootcamp Empreendedorismo em Ação destinado a quem busca começar ou redesenhar o modelo de negócio da empresa para crescer no mercado e ao mesmo tempo desenvolver uma postura mais empreendedora.  As inscrições para esta e outras atividades do Planeta IFMG pode ser efetivada CLICANDO AQUI.

A crise expôs a situação de fragilidade que o país vem atravessando em diversos segmentos, principalmente nas organizações do Terceiro Setor que enfrentam sérias dificuldades para manter os projetos sociais. Por conta disso, o Campus Formiga está desenvolvendo um software chamado ‘Cuidar’ que visa desburocratizar o processo de doação financeira para instituições filantrópicas. O projeto envolve estudantes da área da Computação que terão a oportunidade de colocar em prática os conteúdos das disciplinas de Algoritmos, Banco de Dados, Engenharia de Software e Redes de Computadores.

Em Ribeirão das Neves, por exemplo, o projeto Bússola foi selecionado para atender a dez Microempreendedores Individuais (MEIs) localizados no bairro Sevilha, oferecendo orientações sobre gestão e estratégia empresarial, mercadologia, finanças e contabilidade. O objetivo é melhorar a gestão do pequeno negócio para que ele sobreviva às mudanças causadas no pós-pandemia.

O projeto Bússola ainda mantém parceria com a Prefeitura Municipal, o SEBRAE-MG e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Além disso, participam estudantes dos cursos de Administração, Tecnólogo em Processos Gerenciais, Técnico Integrado em Administração, Técnico Integrado em Informática e Técnico Integrado em Eletroeletrônica.

Os projetos selecionados no IF Mais Empreendedor do IFMG são:

1. Bússola - Agência de Orientação Empresarial | Campus Ribeirão das Neves | Coordenador: Márcio Rosa Portes

2. Análise dos impactos da ineficiência no consumo de energia elétrica em empreendimentos rurais da microrregião de Formiga/MG | Campus Formiga | Coordenador: Patrick Santos de Oliveira

3. Seis passos para alavancar a prosperidade empreendedora: Do físico ao digital | Campus São João Evangelista | Coordenador: André Geraldo da Costa Coelho

4. Cuidar - Software para arrecadação financeira de instituições filantrópicas | Campus Formiga | Coordenador: Bruno Ferreira

5. Projeto de Revitalização dos Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e Empreendedores Individuais (EIs) da Microrregião da Serra da Canastra | Campus Bambuí | Coordenador: Bruno Pelizzaro Dias Afonso

6. Projeto Planejamento Estratégico | Campus Ouro Branco | Coordenador: Paulo Henrique de Oliveira

7. Empresavac - Auxílio à recuperação de pequenos empreendedores do município de Sabará e região diante dos efeitos provocados pela crise sanitária da pandemia do COVID-19 | Campus Sabará | Coordenadora: Eliza Antonia de Queiroz