Você está aqui: Página Inicial > Ensino, Pesquisa e Extensão > NAPNEE
conteúdo

NAPNEE

por Glauco Moreira publicado 29/05/2020 11h07, última modificação 31/10/2023 16h20

Coordenação:  Marcelle Christiane Gomes do Nascimento Barros

E-mail: 

Telefone: (31) 2102-9373

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE), é um órgão de assessoramento que articula as ações de inclusão, acessibilidade e o atendimento educacional especializado no Campus Sabará. 

 

O NAPNEE tem como missão promover a convivência, o respeito à diferença e, principalmente, buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais na Instituição e no espaço social mais amplo, de forma a efetivar os princípios da educação inclusiva.

 

O apoio aos estudantes com necessidades educacionais especiais articula-se com a Política de Assistência Estudantil do IFMG através do Programa de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), que tem como finalidade desenvolver projetos, atividades e ações de ensino, pesquisa e extensão, complementares ou suplementares à formação do estudante com necessidades educacionais específicas, por meio da disponibilização de serviços, recursos pedagógicos e de acessibilidade e estratégias que eliminem barreiras para a plena participação do estudante na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

 

Público-alvo do NAPNEE

 I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental e sensorial;

II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento das relações sociais, da comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com Transtorno do Espectro Autista.

III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento, isoladas ou combinadas, nas esferas intelectual, artística e criativa, cinestésico-corporal e de liderança.

IV. Alunos com distúrbios de aprendizagem e/ou necessidades educacionais específicas provisórias de atendimento educacional.

 Para agendamentos, dúvidas ou encaminhamentos enviar e-mail para napnee.sabara@ifmg.edu.br .

Documentos

Portaria 155/2023: Composição do NAPNEE - IFMG Campus Sabará (ATUAL)

- Instrução Normativa 07/2019: Normatiza o Programa de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais 

- Resolução 22/2016 - Regulamenta o funcionamento e atribuições do NAPNEE