Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes e professores do IFMG têm acesso gratuito a programas da Microsoft

Estudantes e professores do IFMG têm acesso gratuito a programas da Microsoft

publicado: 23/07/2020 16h04, última modificação: 23/07/2020 16h04

Um pacote de ferramentas digitais que pode ajudar na realização de atividades acadêmicas durante o período de Ensino Remoto Emergencial está disponível gratuitamente para estudantes e professores do IFMG. Por meio de uma parceria firmada com a Microsoft, serviços de e-mail, acesso a programas como Word, Excel e PowerPoint, bloco de anotações, espaço para armazenamento de arquivos na nuvem e outros aplicativos educacionais estão com o acesso liberado para a comunidade escolar. Para isso, basta ter um computador, notebook, celular ou tablet conectados à internet.

As ferramentas podem ser usadas on-line pelo site www.office.com. Ao entrar na página e visualizar a área de login, será necessário utilizar as credenciais de identificação dos sistemas acadêmicos do IFMG. No caso dos alunos, é preciso digitar o número do Registro Acadêmico (RA) acrescido de “@academico.ifmg.edu.br” e clicar em avançar. Em seguida, digitar a senha (a mesma do sistema acadêmico). Na sequência, é gerado o ambiente do Office 365, onde está disponível o pacote de aplicativos da Microsoft.

Professores e técnicos administrativos podem utilizar esses serviços adotando o mesmo procedimento dos estudantes. Ao acessar o endereço www.office.com, ao invés do Registro Acadêmico, é preciso digitar a credencial do e-mail institucional (nome.sobrenome) acrescida de “@academico.ifmg.edu.br”. A senha será a mesma registrada para entrar nos sistemas do IFMG, como o SEI e o SUAP.

O pacote de ferramentas pode ser usado para redigir e editar textos, criar planilhas e gráficos, fazer apresentações de trabalhos, resolver exercícios entre várias outras tarefas. É possível trabalhar em arquivos de modo compartilhado entre colegas de turma e também entre estudantes e professores. Outra praticidade é o acesso a uma conta de e-mail integrada. No aplicativo OneDrive, é disponibilizado espaço de armazenamento em nuvem pessoal de 1 TB. Isso possibilita que todos os conteúdos do Office 365 estejam disponíveis em qualquer lugar, sendo necessária apenas uma conexão de internet para acessá-los.

A Microsoft mantém ainda uma página onde é possível aprender a utilizar algumas das ferramentas disponíveis, como o OneNote, um bloco de anotações digitais com diversos recursos para realização de trabalhos escolares. Professores e alunos podem acessar informações neste endereço https://education.microsoft.com/pt-br.

Leia o tutorial para criação de usuário dos serviços

Acesse a página do Office 365.