Você está aqui: Página Inicial > Ensino > NAPNEE > Como ocorre o processo de atendimento

Como ocorre o processo de atendimento

Para realizar o atendimento do aluno no NAPNEE, há um fluxograma disponibilizado pelo IFMG/Reitoria para direcionar o trabalho da equipe, que ocorre da seguinte forma:
1- Atendimento ao aluno e/ou familiares/responsáveis para Registro dos Dados Pessoais do Aluno e Identificação da Necessidade Educacional Específica (FORMULÁRIOS I e II). É um momento de conversa para coleta de informações, entendimento do quadro, suas características com o intuito de iniciar o processo de identificação da necessidade educacional específica.
2- Reunião dos membros do NAPNEE para:
2.1. Discussão do quadro apresentado pelo aluno com providências e encaminhamentos necessários para o planejamento das ações de intervenção;
2.2. Criação do Plano de Ações (FORMULÁRIO III) embasado nas necessidades do aluno, sendo elaboradas estratégias e critérios de atuação docente com o propósito de adequar a ação educativa escolar à maneira peculiar do aluno aprender. Ou seja, são realizadas adaptações curriculares que oportunizam a construção de conhecimentos de maneira ajustada à sua necessidade específica. Estas adaptações podem ser de pequeno porte (não-significativas) ou de grande porte (significativas);
2.3. Elaboração do Protocolo Informativo (FORMULÁRIO IV) contendo as informações do Plano de Ações elaboradas pelo Núcleo e que deverá ser encaminhado para a Direção de Ensino, Coordenação do Curso (e Docentes), Área Pedagógica e ao Setor de Registro e Controle Acadêmico. O Protocolo direcionará a atuação dos envolvidos com o aluno que apresenta a necessidade educacional específica.
3- Acompanhamento periódico ao aluno e/ou familiares/responsáveis e Registro de Atendimento ao Aluno e/ou Responsável (FORMULÁRIO V), como forma de verificar a eficácia das ações planejadas e, caso necessário, realizar ajustes ou alterações.
Diante da Educação Inclusiva, pais, professores e outros envolvidos querem rapidamente encontrar soluções de como trabalhar com aquele aluno. A dica é que primeiro o receba e, nos primeiros dias, conheçam-se mutuamente, pegando confiança e o jeito um do outro. Ao mesmo tempo em que for buscando o maior número possível de informações sobre o aluno e formas de trabalhar com ele, o professor descobrirá naturalmente no dia a dia suas próprias técnicas e adaptações de atuação em cada caso. Será importante que os pais também não se angustiem ou procurem respostas rápidas da parte da escola. Afinal, sendo a Educação um processo feito por etapas, por que diante da Inclusão Escolar muitos procuram respostas rápidas? O reflexo da vida moderna que nos cobram resultados e que geram nossas ansiedades não podem entrar na sala de aula inclusiva” (Figueira, 2019).

FIGUEIRA, Emílio. Introdução geral à educação inclusiva. Figueira Digital, São Paulo, 2019.