Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquitetura e Urbanismo é NOTA 4

Arquitetura e Urbanismo é NOTA 4

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO É RECONHECIDO COM NOTA 4

Nos dias 17, 18 e 19 de setembro o Campus Santa Luzia recebeu avaliadores do MEC – Ministério da Educação, para avaliação e reconhecimento do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Trata-se de uma avaliação comum entre cursos superior, para avaliar a qualidade do curso e certificar a permanência do mesmo.

A avaliação considera 3 dimensões, sendo: Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica – avaliado com nota 3,53. Dimensão 2: Corpo Docente e Tutorial – conceituado com nota: 4,64, e Dimensão 3: Infraestrutura – analisado com nota 4,20.

Um dos pontos analisados, o PPC – Projeto Político Pedagógico, teve a seguinte consideração por parte dos avaliadores: “O PPC volta-se muito bem, para esta (da cidade de Santa Luzia) realidade, contemplando, ao se considerar as demandas concretas do âmbito econômico, social, cultural, político e ambiental.” Nota-se que a proposta do curso está em consonância com a missão do IFMG que é "Promover educação básica, profissional e superior, nos diferentes níveis e modalidades, em benefício da sociedade."

O curso, que hoje tem 165 estudantes matriculados, começou em 2014, tendo a primeira turma formando no final deste ano. Ente eles Brendow Butinhol , estudante do 10º período, que considera a nota 4 muito além da classificação do campus. É a legitimação do esforço de todos que, de alguma forma, participaram da evolução do nosso IF. O formando lembra que um dos professores disse “todos querem estudar em uma instituição renomada, mas poucos querem se doar para o processo de criação desse renome. ” Para ele a boa nota do campus reflete isso, que estamos caminhando, juntos, para a consolidação de uma instituição reconhecida e renomada. Brendow acredita que o IF tornou - se incrivelmente forte em um curto espaço de tempo. Mais do que a ampliação do espaço físico, hoje esse espaço é o lar das mais diversas pesquisas, das mobilizações estudantis, dos coletivos, das práticas esportivas e da sociabilidade. Para o formando, o campus ainda vai crescer muito e receber mais pessoas e ideias e sempre com a sensação acolhedora de um segundo lar.

Para o coordenador do curso Drº Breno Luiz Thadeu da Silva, a nota 4 reflete o trabalho de equipe que temos empreendido no campus entre docentes, técnicos e discentes. Breno afirma que vamos continuar atuando coletivamente para consolidar o curso de Arquitetura e Urbanismo e os demais cursos do campus Santa Luzia como referências em ensino público, gratuito, de qualidade, com práticas educacionais inovadoras e com cada vez mais responsabilidade social, contribuindo através da atuação incisiva em contextos periféricos para diminuir o quadro de desigualdade social em nosso país.

Para conferir o relatório completo, clique aqui.