Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Santa Luzia alcança ótimo desempenho no ENADE 2019

IFMG Campus Santa Luzia alcança ótimo desempenho no ENADE 2019

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil alcançaram conceito 4 no ENADE e se destacaram com resultado acima da média nacional

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, divulgou nesta semana o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019 e o IFMG Campus Santa Luzia obteve conceitos positivos na avaliação. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil alcançaram o conceito 4 com notas acima da média nacional.

O resultado mostrou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido no Campus Santa Luzia e confirmou o bom desempenho que os cursos obtiveram em outra avaliação, a de reconhecimento do curso, feita pelo Ministério da Educação.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Wanderson Gonçalves, destaca que este resultado é mais uma vitória do nosso Campus, que apesar de tão novo (7 anos recém completados), nos faz perceber que, embora tenhamos muito a melhorar, estamos no caminho certo. É um resultado fruto do trabalho de toda comunidade acadêmica (professores, alunos e técnicos administrativos), de todos aqueles que se dedicaram à coordenação do curso e da qualidade e competência do nosso corpo docente e dos nossos alunos. O coordenador e professor afirma ainda que, com certeza, este resultado nos motiva como gestão/coordenação e, é claro, como professores. Esperamos que este grande resultado também motive nossos estudantes a buscarem mais, mostrando a força do ensino público, gratuito e de qualidade.

Dos 742 cursos de Engenharia Civil do país, 113 instituições de ensino alcançaram o conceito 4 e apenas 54 alcançaram nota máxima (conceito 5). Portanto, o IFMG Campus Santa Luzia faz parte de um seleto grupo de 20% dos melhores cursos de Engenharia Civil do país.

Nesta edição do exame, foram avaliados cursos de bacharelado em engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins, além dos cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, o Enade é constituído por um questionário e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O levantamento está disponível, na íntegra, no portal do Inep, em que podem ser consultados os Relatórios Síntese de Área e os Relatórios de Curso e de Instituição de Educação Superior. Também estão disponíveis informações de cada curso avaliado. Entre os dados estão número de concluintes inscritos, número de concluintes participantes, nota bruta em formação geral, nota padronizada em formação geral, nota bruta no componente específico, nota padronizada no componente específico, Conceito Enade (contínuo), Conceito Enade (faixa), IDD (contínuo) e IDD (faixa). Já o Boletim do Estudante está disponível no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.

Rede Federal tem a melhor educação superior do Brasil, segundo Enade 2019

registrado em: